segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

SETOR DE ATENDIMENTO: ATIVIDADES REALIZADAS DE PRIORIDADE ALTA.

Olá,

O Setor de Atendimento, está com prioridade ALTA nas seguintes atividades de mais longa duração.

UFCSPA: SUPORTE A MATRÍCULA

Espera-se envolvimento durante toda a semana entre 26/01/2015 até 30/01/2015.
Responsável: Valquiria Gonçalves
Afetam: -Setor de Testes diretamente envolvido no aporte ao testes relacionados.
- Setor de Suporte: no aporte as atividades de suporte com relação ao assunto.
- Setor de Desenvolvimento: quando e se houver mais kanbans para correção.


RECURSOS HUMANOS - PREFEITURAS - PRESTAÇÃO DE CONTAS AOS ÓRGÃOS

No período até março de 2015 existem alguns arquivos referente ao módulo de Recursos Humanos - Folha que as prefeituras que usam o SIM - módulo de RH e folha de pagamento, devem entregar aos órgãos solicitantes.

Desta forma, para conhecimento de todos, segue os que estão sendo trabalhados e por quem.

TCE - ARQUIVOS FOLHA (PMP)
Solicitação do TCE Ofício circular DCF nº 02/2015

http://www1.tce.rs.gov.br/portal/page/portal/tcers/jurisdicionados/sistemas_controle_externo/siapc/pad1/download_pad

Responsável: Carla G. B. Teixeira
Previsão de Conclusão da Atividade: Até 28/01/2015
Prazo Requerido no Oficio: Até 30/01/2015.
Situação da Atividade:  Já concluído SANEP E COINPEL. Faltam os da PMP.

Como houveram mudanças na forma de apresentar alguns dados, existe nosso suporte referente a alteração destas consultas, visto que nem tudo conseguimos colocar como parâmetros e são tratadas na consulta mesmo. 

Para certificarmos que ficou correto, os arquivos são gerados (eu gero) porque somente assim conseguimos validar no programa PAD e certificar que ficou sem erros no seu layout e nas consistências básicas realizadas pelo programa validador do PAD.

Ao final da atividade serão enviadas as instruções de como a prefeitura pode efetuar a geração dos arquivos caso necessitem (desde que não haja mudanças nas consultas).


DIRF:

PRAZO. A Dirf 2015, relativa ao ano-calendário de 2014, deverá ser entregue até às 23h59min59s
(vinte e três horas, cinquenta e nove minutos e cinquenta e nove segundos), horário de Brasília, de
27 de fevereiro de 2015.

(Fonte: http://www.receita.fazenda.gov.br/publico/perguntao/dirf2015/Dirf2015PerguntaseRespostas.pdf)

Responsável: Carla G. B. Teixeira
Previsão de Conclusão da Atividade: Até 13/02/2015 (Disponibilização do layout revisado e modificações feitas para geração pela prefeitura)
Situação da Atividade:  NÃO INICIADA AINDA.
Espera-se envolvimento nesta atividade até que se finalize a entrega do arquivo ao órgão.
OBS: Geralmente na validação pelo cliente, tem ajustes ou esclarecimentos, então, por isso a disponibilização com bastante antecedência.

RAIS:

PRAZO de entrega das informações
INÍCIO – 20 de janeiro de 2015
TÉRMINO – 20 de março de 2015

Fonte: (http://www.rais.gov.br/sitio/rais_ftp/ManualRAIS2014.pdf)

Responsável: Carla G. B. Teixeira
Previsão de Conclusão da Atividade: Até 06/03/2015 (Disponibilização do layout revisado e modificações feitas para geração pela prefeitura)
Situação da Atividade:  NÃO INICIADA AINDA.
Espera-se envolvimento nesta atividade até que se finalize a entrega do arquivo ao órgão.
OBS: Geralmente na validação pelo cliente, tem ajustes ou esclarecimentos, então, por isso a disponibilização com bastante antecedência.

Sobre os clientes com relação a DIRF E RAIS:

PMP: Até o momento quem solicitou suporte para a revisão e estruturação dos layouts DIRF E RAIS referente ao ano-base 2014 foi a PMP.

PMA: Será enviando um email a PMA verificando se a mesma necessita de suporte na estruturação destes layouts, pois, no ano passado, não houve necessidade de nosso suporte e não me envolvi com esta tarefa para a PMA. Por mais que sejam os mesmos layouts, geralmente algum tratamento especial nas consultas é feito de acordo com a forma que cada folha de pagamento foi programada, então, de qualquer forma, enviaremos um aviso a PMA que se por ventura necessitem nosso suporte, que os solicitem com antecedência.

PMSO: Não usa a folha de pagamento no SIM.

PMAR: Com a implantação.

PMC: Não usa a folha de pagamento no SIM.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Curso de Extensão de Teste de Software

Durante os sábados do mês de março, a Unifra estará oferecendo o Curso de Extensão "Teste de Software, Compreender e Elaborar um Plano de Teste", ministrado pela Prof. Iara Carnevale de Almeida.
A AVMB, pensando na qualificação dos seus colaboradores, irá custear algumas inscrições para interessados de todos os setores. Os interessados deverão me informar, por email, até sexta-feira, dia 23/01.

O curso será ministrado nos dias 07, 14, 21 e 28 de março, das 08 às 12h e a estrutura curricular compreende:
Parte 1 (4 horas): Teste de Software
– Introdução
• Conceituação básica; Apresentação da área de verificação&validação no contexto de desenvolvimento de software; qualidade de software; terminologia
• Tipos de teste: caixa-branca, caixa-preta (estrutural, funcional)
• Teste e ciclo de desenvolvimento de software
• Teste Funcional e Não-Funcional de software; Teste Funcional e Teste Estrutural de Software;
• Carreira de testador de software; Qualidades de bons testadores de software
• Visão geral das soluções da Microsoft para teste de software
– Documentação de testes
• Ciclo de vida de defeitos
– Criação de Planos de Testes efetivos
Objetivos do teste; divisões: cenários, casos de teste; análise de custo x benefício


Parte 2 (4 horas): Teste Caixa-Preta
– Introdução
• Motivação; Exemplos práticos
– Teste Caixa-Preta, principais técnicas
• Tabelas de decisão, Classes de Equivalência, Valor Limite
• Teste pair-wise
• Redução de testes
• Análise de cobertura de testes/cenários
• Exemplos e exercícios
Parte 3 (4 horas): Teste Caixa-Preta (continuação)
– Teste baseado em modelos
• Introdução à UML, principais diagramas, exemplos práticos
• UML
o Teste de Caso de Uso
o Teste de Diagrama de Estados
o Teste de Diagrama de Atividades
• Outros modelos
o Teste com Cadeias de Markov (introdução)

Parte 4 (4 horas): Teste Caixa-Branca
– Principais técnicas
• Principais técnicas de análise de código-fonte
• Controle de fluxo de execução
• Controle condicional
• Cobertura de código
• Grafo de programa
- Análise dos testes possíveis/ impossíveis

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Nova Colaboradora

Hoje o Setor Administrativo recebeu mais um reforço, a colaboradora Rosana Felin, que auxiliará nas tarefas diárias do setor.

Rosana é formada em administração e possui experiência na área financeira e de recursos humanos.

Seja bem-vinda a família AVMB.

Antivírus e controle de acesso a web

Caros

Recentemente tivemos problema de vírus em nossos equipamentos e, para evitar este problema, a AVMB fez um investimento adquirindo um sistema de controle de vírus e acesso a web.
Hoje temos um link de dados exclusivo para atividades da empresa com os clientes, onde está previsto um upload e download com uma boa velocidade. Se usarmos este link para outras atividades teremos problemas em videoconferências ou envio de atualizações, por exemplo.
Diante disto, a direção determinou que o software adquirido seja instalado em TODOS os computadores, e com controle para evitar o acesso a sites que demandam um fluxo de dados que não são do interesse da empresa. desinstalação ou alteração deste software não está autorizada para NENHUM colaborador da empresa.
Durante esta semana a equipe de suporte irá configurar/reconfigurar o software nas máquinas em que não estiver ativo, o procedimento é rápido e não irá afetar o desenvolvimento de suas atividades diárias. Pedimos a colaboração de todos para que possamos concluir esta tarefa.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Novo colaborador

Nesta semana o Setor de Desenvolvimento recebeu mais um reforço, o colaborador Filipe Dalepiane, que desenvolverá suas atividades no projeto de SIM/SIE.
Filipe tem diversos artigos publicados nas revistas ClubeDelphi, .NET Magazine e Easy .NET Magazine, muitos dos quais já utilizamos para a resolução de problemas aqui na empresa. Anteriormente Filipe atuava como Analista Delphi na Unijuí.
Seja bem-vindo a família AVMB.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

SETOR DE TESTES - AVMB - BALANÇO DE 2014

Prezados,

O ano de 2014 foi o ano que efetivamente o setor de testes esteve de fato direcionando a execução de atividades relacionadas a testes de software.

Parabéns a equipe Alexandre Foletto (Gerente de Equipe), Tiago Quatrin e Viviane Alcantara.

Seguem alguns números de ano de 2014.

Documentação de Casos de Testes: Nº de CT's construídos por projeto:

Projeto Portal do Professor: 630 casos de teste
Projeto Acadêmico AVMB: 456 Casos de Teste
Projeto Portal do Aluno: 178 Casos de Teste
Projeto Portal da Biblioteca: 83 Casos de Teste
Projeto  SGCA AVMB: 63 Casos de Teste
Projeto Frota AVMB: 29 Casos de Teste
Projeto Tramitações AVMB: 26 Casos de Teste
Projeto Financeiro Atividades: 25 Casos de Teste
Projeto Empenho: 18 Casos de Teste
Projeto Portal do Ementário: 12 Casos de Teste
Projeto Recursos Humanos: 12 Casos de Teste
Projeto Contabilidade: 14 Casos de Teste
Projeto Orçamento AVMB: 9 Casos de Teste
Projeto Tributário: 6 Casos de Teste
Projeto Estoque AVMB: 4 Casos de Teste
Projeto Auxiliares: 4 Casos de Teste
Projeto Patrimônio: 4 Casos de Teste
Projeto Licitação AVMB: 3 Casos de Teste
Projeto Biblioteca AVMB: 2  Casos de Teste

Execução de Testes: Compreendendo todos os projetos o número de execução de testes através de casos de testes totalizam 2110 (mais os testes "exploratórios" diversos que não podem ser computados.)

A concentração tanto de elaboração de casos de testes como de execução de testes ainda está nos módulos acadêmico e portais, visto o conhecimento ser mais distribuído na equipe. Temos que evoluir bastante os demais módulos!!!

Veja em Número de Horas as Atividades relacionadas a testes de software desenvolvidas pelo Setor de Testes: (Compreendendo todo o ano de 2014).

TOTAL DE HORAS DO SETOR DE TESTES: ~3300,00 HORAS

Execução de Testes: ~980 horas
Documentação de Testes: ~470 horas
Geração de Pacotes/Documentação dos Pacotes/Monitoramento das SIS para geração do pacote: ~=740 horas
Confecção/Atualização de Manuais: ~250 horas
Elaboração de Estratégia Plano de Testes: ~91 horas
Configuração de Dados para Testes: ~=74 horas
Análise Indicadores de Testes: ~=43 horas
______________________________
Então:  ~2648 HORAS nas atividades acima.

As demais horas são em atividades gerais internas como estudo, documentações gerais, treinamentos(oficinas), apoio a novos colaboradores etc.

No ano de 2015 temos muito a realizar e a evoluir com certeza. Uma das metas será restruturar os indicadores do setor de testes para melhor demonstrar o desempenho e atividades realizadas pela equipe. Os indicadores nos subsidiam para melhorarmos nosso processo provendo melhor qualidade ao produtos e afetando positivamente nossos clientes.

Mais uma vez Parabéns a Equipe de Testes!!!!

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014