Prezados Colaboradores,
Mensalmente é realizada, entre os líderes de equipe e direção, a reunião do que chamados de Plano de Ação. Nesta reunião, são focadas as ações e demais assuntos voltados as melhorias de nossos indicadores estes, dispostos no banner do SEBRAE, conforme já apresentado a toda a equipe AVMB.
Os líderes de equipe, antes desta reunião mensal, reúnem-se internamente com sua equipe, de forma a levantarem/debaterem sobre os assuntos e ocorrências do setor relativos aos processos, aos clientes, aos projetos, aos atendimentos, etc.
Destes assuntos debatidos são selecionados, pelos líderes de equipes, aqueles pertinentes à reunião mensal e assim, prover as ações necessárias para melhorias de nossos processos e também produtos.
No sentido de envolver a todos, na última reunião do plano de ação realizada em 18/08/2015 foi sugerido pela nossa direção que a "Ata" da reunião do Plano de Ação fosse disposta em nosso BLOG INTERNO. Muitos dos assuntos abordados foram levantados dentro de cada equipe pelos colaboradores, e por acharem que é importante que todos saibam o que está sendo feito acerca dessa questão que foi levantada, a ATA passará a ser publicada aqui.
Será criada e compartilhada com todos e ficará aqui no blog interno uma planilha das ações realizadas ou em andamento referente a cada assunto/questão levantada. Isto para que possamos realizar um melhor acompanhamento/gerenciamento destas ações. Assim todos podem acompanhar e verificar a implicação delas no seu trabalho diário.
Obviamente, questões mais internas que devem ser resolvidas dentro do setor não serão expostas aqui.
Antes de dispor a ATA da nossa última reunião achei importante contextualizar o motivo pelo qual será publicada a ATA.
Na próxima postagem será disposta a ATA da reunião do Plano de Ação realizada no dia 18/08/2015.
AVMB Soluções em TI
quinta-feira, 20 de agosto de 2015
quarta-feira, 19 de agosto de 2015
Scripts Parametrizados no SI*
Está em fase de testes uma nova funcionalidade do SI* que irá permitir criar um novo tipo de aplicação para execução de Scripts.
Para o cadastro de um novo script devemos escolher a opção “Script” no tipo de aplicação da GCAMAplicacoes.exe.
Para o cadastro de um novo script devemos escolher a opção “Script” no tipo de aplicação da GCAMAplicacoes.exe.
Após configuramos o comando a ser executado, juntamente com os parâmetros. Os parâmetros podem ser do tipo simples ou uma consulta SQL conforme exemplo.
Após gravar o registro podemos localizar pelo novo filtro do Localizar Aplicação.
Após confirmada a gravação basta atualizar o SI* para enxergarmos a nova aplicação.
A DLL ColetaParams.dll foi ajustada para habilitar o botão “Script” quando for este o tipo de aplicação. Após a execução teremos a exibição do número de registros afetados e o tempo de execução.
Foi criada uma tabela de Log de execuções (SCRIPTS_SQL), sempre que executado algum script ficarão gravadas as seguintes informações:
• Texto do SQL
• Registros Afetados
• Tempo (ms)
• Usuário
• Data de Execução
• Hora de Execução
Para facilitar, pode-se usar a funcionalidade de Exportar/Importar aplicação no GCAMAplicacoes.exe.
O que há de novo?
Sabe aquela
funcionalidade que sua equipe desenvolveu e que fez com que o retrabalho fosse
diminuído nas instituições? O avanço da implantação do sistema junto ao cliente
novo, ou aquele projeto que foi desenvolvido? Aquele elogio recebido do
cliente, ou a metodologia de trabalho que foi modificada para ser mais
assertiva?
COMPARTILHA COM A
GENTE!
O "O que há de
novo?" tem o propósito de ser um espaço de compartilhamento e
integração entre os colaboradores da AVMB, um espaço não apenas para informar o
que cada setor está fazendo, mas também para dar sugestões e trocar ideias
sobre tudo que está ocorrendo na empresa.
As apresentações deverão ser curtas, de até 15 min, e acontecerão
de forma voluntária, podendo ser sugerida por qualquer colaborador, não apenas
coordenadores de equipe. Por questões de organização, pedimos que seja informada
até uma semana antes da data do evento a intenção de apresentação.
Ah, claro, já estava esquecendo! É também o momento de
comemorarmos os aniversários do mês! Percebemos que as comemorações na empresa
tiveram maior participação e aceitação dos colaboradores e, por isso, faremos
mensalmente.
É importante para o sucesso deste encontro que todos os
setores se envolvam e proponham apresentações/atividades.
quarta-feira, 12 de agosto de 2015
Merge do SIG UFRN
Em 24/06/2015 a equipe de
desenvolvimento Java finalizou o processo de merge dos fontes do SIG.
Com isso, o SIG entregue pela AVMB foi atualizado para as seguintes versões:
SIGAdmin - 2.6.3
SIGAA - 3.15.24
SIPAC - 4.16.3
SIGRH - 4.18.4
SIGPP - 1.1.1
SIGED - 1.1.9
Foram identificados e sanados vários
problemas durante esse processo, sendo:
- Scripts que não executavam por erro
de sintaxe;
- Scripts específicos da UFRN,
efetuando alteração/inclusão de dados;
- Falta de permissões em tabelas,
parâmetros;
- Problemas de compilação (SIGAdmin,
SIGRH, SIGAA e SIPAC);
- Remoção de arquivos importantes no
SIGAA, acredita-se que devido ao novo módulo Integrado;
Estatísticas do processo, Equipe de Desenvolvimento
Java:
- Tempo em
dias de desenvolvimento da UFRN desde o último merge: 270 dias
- Número
de pessoas envolvidas na atualização: 5 pessoas, sendo 3 dedicadas.
- Total de
horas da equipe: 120 h
- Número
de pacotes de atualização: 250 pacotes
- Número
de linhas de script de BD: 20 mil linhas
Após todo o processo de merge dos
fontes, executado pela equipe de desenvolvimento, a equipe de implantação efetuou
testes e validações do sistema nas novas versões. Novos problemas foram
encontrados e sanados.
Estatísticas do processo, Equipe de Implantação:
- Tempo em horas gastos com testes e
configurações: 211,3 horas
- Número de kanbans de Suporte – 16
- Número de kanbans de Desenvolvimento
– 49
- Número de pessoas envolvidas – 8
As áreas SIGAdmin e SIGED, que são de
responsabilidade do analista Sérgio, tiveram seus testes efetuados de forma automatizada
com a utilização do Selenium, isso possibilitou uma redução significativa no tempo gasto.
Área
|
Teste Manual
|
Teste Automático
|
% de Redução
|
SIGAdmin
|
00:09:57
|
00:04:19
|
43,38%
|
SIGED
|
00:01:05
|
00:00:47
|
72,31%
|
Parabéns pelo trabalho Sérgio e
obrigado pelo apoio Guilherme.
Obs.: já estão construídos testes
automatizados para as demais áreas, quem muito em breve serão repassados ao
setor de testes.
Esta atualização foi aplicada nos
cinco clientes que utilizam o SIG, sendo:
- Instituto Federal Farroupilha
- Instituto Federal do Rio Grande do
Sul
- Instituto federal do Amazonas
- Instituto Federal do Sudeste da
Bahia
- Universidade Federal do Oeste da
Bahia
Para que essa atualização fosse
aplicada nos clientes, foi de grande importância a participação do Setor de
Suporte.
Estatísticas do processo, Equipe de
Suporte:
- Tempo em horas gastos as
atualizações: 11,5 horas
- Número de kanbans recebidos – 16
- Número de pessoas envolvidas – 2
Agradeço o empenho das equipes de
Implantação, Desenvolvimento Java e Suporte nesta tarefa de grande importância para
a empresa e para nossos clientes.
segunda-feira, 10 de agosto de 2015
terça-feira, 4 de agosto de 2015
Parabéns Suelen e Paragua!!
segunda-feira, 3 de agosto de 2015
Mudança no Log do SIM/SIE
Foi alterada a funcionalidade de Log do sistema, configurável através do Catálogo da Tabelas: Adicionado opção para envio de emails contendo um resumo diário de todas as inclusões, alterações e exclusões de registros que afetam determinada coluna do banco. Essa alteração visa facilitar o monitoramento de dados modificados pelo cliente, portanto, não deve ser usada de forma genérica como o log tradicional.
Quando a opção estiver habilitada será solicitado um ou mais endereços de email para recebimento do log. Os endereços são configurados por coluna que está sendo monitorada.
O envio de emails é feito automaticamente pelo COM+ verificando diariamente todos os logs disponíveis para envio e ainda não enviados. A conta utilizada para envio deve ser configurada nos Parâmetros do SGCA, guia Configurações de Email.
Tanto a coleta dos dados quanto os envios são feitos em segundo plano no sistema, sem impacto na utilização do SIM/SIE. O resumo contido no email agrupará as informações por coluna que está sendo monitorada. Abaixo um exemplo do resumo enviado:
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