quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Registros de Reuniões Mensais de Plano de Ação

Prezados Colaboradores,

Mensalmente é realizada, entre os líderes de equipe e direção, a reunião do que chamados de Plano de Ação. Nesta reunião, são focadas as ações e demais assuntos voltados as melhorias de nossos indicadores estes, dispostos no banner do SEBRAE, conforme já apresentado a toda a equipe AVMB.

Os líderes de equipe, antes desta reunião mensal, reúnem-se internamente com sua equipe, de forma a levantarem/debaterem sobre os assuntos e ocorrências do setor relativos aos processos, aos clientes, aos projetos, aos atendimentos, etc.

Destes assuntos debatidos são selecionados, pelos líderes de equipes, aqueles pertinentes à reunião mensal e assim, prover as ações necessárias para melhorias de nossos processos e também produtos.

No sentido de envolver a todos, na última reunião do plano de ação realizada em 18/08/2015 foi sugerido pela nossa direção que a "Ata" da reunião do Plano de Ação fosse disposta em nosso BLOG INTERNO. Muitos dos assuntos abordados foram levantados dentro de cada equipe pelos colaboradores, e por acharem que é importante que todos saibam o que está sendo feito acerca dessa questão que foi levantada, a ATA passará a ser publicada aqui.

Será criada e compartilhada com todos e ficará aqui no blog interno uma planilha das ações realizadas ou em andamento referente a cada assunto/questão levantada. Isto para que possamos realizar um melhor acompanhamento/gerenciamento destas ações. Assim todos podem acompanhar e verificar a implicação delas no seu trabalho diário.

Obviamente, questões mais internas que devem ser resolvidas dentro do setor não serão expostas aqui.

Antes de dispor a ATA da nossa última reunião achei importante contextualizar o motivo pelo qual será publicada a ATA.

Na próxima postagem será disposta a ATA da reunião do Plano de Ação realizada no dia 18/08/2015.





quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Scripts Parametrizados no SI*

Está em fase de testes uma nova funcionalidade do SI* que irá permitir criar um novo tipo de aplicação para execução de Scripts.
Para o cadastro de um novo script devemos escolher a opção “Script” no tipo de aplicação da GCAMAplicacoes.exe.


Após configuramos o comando a ser executado, juntamente com os parâmetros. Os parâmetros podem ser do tipo simples ou uma consulta SQL conforme exemplo.


Após gravar o registro podemos localizar pelo novo filtro do Localizar Aplicação.


Após confirmada a gravação basta atualizar o SI* para enxergarmos a nova aplicação.


A DLL ColetaParams.dll foi ajustada para habilitar o botão “Script” quando for este o tipo de aplicação. Após a execução teremos a exibição do número de registros afetados e o tempo de execução.



Foi criada uma tabela de Log de execuções (SCRIPTS_SQL), sempre que executado algum script ficarão gravadas as seguintes informações:

Texto do SQL
Registros Afetados
Tempo (ms)
Usuário
Data de Execução
Hora de Execução

Para facilitar, pode-se usar a funcionalidade de Exportar/Importar aplicação no GCAMAplicacoes.exe.

O que há de novo?

Sabe aquela funcionalidade que sua equipe desenvolveu e que fez com que o retrabalho fosse diminuído nas instituições? O avanço da implantação do sistema junto ao cliente novo, ou aquele projeto que foi desenvolvido? Aquele elogio recebido do cliente, ou a metodologia de trabalho que foi modificada para ser mais assertiva?
COMPARTILHA COM A GENTE!

O "O que há de novo?" tem o propósito de ser um espaço de compartilhamento e integração entre os colaboradores da AVMB, um espaço não apenas para informar o que cada setor está fazendo, mas também para dar sugestões e trocar ideias sobre tudo que está ocorrendo na empresa.
As apresentações deverão ser curtas, de até 15 min, e acontecerão de forma voluntária, podendo ser sugerida por qualquer colaborador, não apenas coordenadores de equipe. Por questões de organização, pedimos que seja informada até uma semana antes da data do evento a intenção de apresentação.
Ah, claro, já estava esquecendo! É também o momento de comemorarmos os aniversários do mês! Percebemos que as comemorações na empresa tiveram maior participação e aceitação dos colaboradores e, por isso, faremos mensalmente.

É importante para o sucesso deste encontro que todos os setores se envolvam e proponham apresentações/atividades.


quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Merge do SIG UFRN

Em 24/06/2015 a equipe de desenvolvimento Java finalizou o processo de merge dos fontes do SIG.
Com isso, o SIG entregue pela AVMB foi atualizado para as seguintes versões:
SIGAdmin - 2.6.3
SIGAA - 3.15.24
SIPAC - 4.16.3
SIGRH - 4.18.4
SIGPP - 1.1.1
SIGED - 1.1.9

Foram identificados e sanados vários problemas durante esse processo, sendo:
- Scripts que não executavam por erro de sintaxe;
- Scripts específicos da UFRN, efetuando alteração/inclusão de dados;
- Falta de permissões em tabelas, parâmetros;
- Problemas de compilação (SIGAdmin, SIGRH, SIGAA e SIPAC);
- Remoção de arquivos importantes no SIGAA, acredita-se que devido ao novo módulo Integrado;

Estatísticas do processo, Equipe de Desenvolvimento Java:
- Tempo em dias de desenvolvimento da UFRN desde o último merge: 270 dias
- Número de pessoas envolvidas na atualização: 5 pessoas, sendo 3 dedicadas.
- Total de horas da equipe: 120 h
- Número de pacotes de atualização: 250 pacotes
- Número de linhas de script de BD: 20 mil linhas

Após todo o processo de merge dos fontes, executado pela equipe de desenvolvimento, a equipe de implantação efetuou testes e validações do sistema nas novas versões. Novos problemas foram encontrados e sanados.
Estatísticas do processo, Equipe de Implantação:
- Tempo em horas gastos com testes e configurações: 211,3 horas
- Número de kanbans de Suporte – 16
- Número de kanbans de Desenvolvimento – 49
- Número de pessoas envolvidas – 8

As áreas SIGAdmin e SIGED, que são de responsabilidade do analista Sérgio, tiveram seus testes efetuados de forma automatizada com a utilização do Selenium, isso possibilitou uma redução significativa no tempo gasto.
Área
Teste Manual
Teste Automático
% de Redução
SIGAdmin
00:09:57
00:04:19
43,38%
SIGED
00:01:05
00:00:47
72,31%
Parabéns pelo trabalho Sérgio e obrigado pelo apoio Guilherme.
Obs.: já estão construídos testes automatizados para as demais áreas, quem muito em breve serão repassados ao setor de testes.


Esta atualização foi aplicada nos cinco clientes que utilizam o SIG, sendo:
- Instituto Federal Farroupilha
- Instituto Federal do Rio Grande do Sul
- Instituto federal do Amazonas
- Instituto Federal do Sudeste da Bahia
- Universidade Federal do Oeste da Bahia
Para que essa atualização fosse aplicada nos clientes, foi de grande importância a participação do Setor de Suporte.
Estatísticas do processo, Equipe de Suporte:
- Tempo em horas gastos as atualizações: 11,5 horas
- Número de kanbans recebidos – 16
- Número de pessoas envolvidas – 2


Agradeço o empenho das equipes de Implantação, Desenvolvimento Java e Suporte nesta tarefa de grande importância para a empresa e para nossos clientes.

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Parabéns Chimene!



Bom dia pessoal,
hoje é aniversário da Chimene!
Parabéns,
tudo de melhor pra ti.

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Parabéns Suelen e Paragua!!




Pessoal,
hoje é aniversário da Suelen e do Paraguassu!
Parabéns, tudo de melhor pra vocês
Muito sucesso e felicidade!

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Mudança no Log do SIM/SIE

Foi alterada a funcionalidade de Log do sistema, configurável através do Catálogo da Tabelas: Adicionado opção para envio de emails contendo um resumo diário de todas as inclusões, alterações e exclusões de registros que afetam determinada coluna do banco. Essa alteração visa facilitar o monitoramento de dados modificados pelo cliente, portanto, não deve ser usada de forma genérica como o log tradicional.


Quando a opção estiver habilitada será solicitado um ou mais endereços de email para recebimento do log. Os endereços são configurados por coluna que está sendo monitorada.


O envio de emails é feito automaticamente pelo COM+ verificando diariamente todos os logs disponíveis para envio e ainda não enviados. A conta utilizada para envio deve ser configurada nos Parâmetros do SGCA, guia Configurações de Email.


Tanto a coleta dos dados quanto os envios são feitos em segundo plano no sistema, sem impacto na utilização do SIM/SIE. O resumo contido no email agrupará as informações por coluna que está sendo monitorada. Abaixo um exemplo do resumo enviado: