segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

ATA de Reunião Plano de Ação Ciclo 12/2015 - Realizada em 19/01/2016

Participantes:
Alexandre Foletto (Testes), Carla Teixeira (Atendimento), Claudio Lobato (Direção), Jose Lopes (Suporte), Juliana Segalla (Comunicação), Fabio Junior (Implantação), Ubirajara (Desenvolvimento), Valquiria Gonçalves (Atendimento).

Assuntos Tratados:

1. Plano de Projetos/Metas do Setor:

Para a apresentação no dia 29/01/2016 para toda a equipe AVMB, Claudio Lobato, solicitou solicitou planejamento de cada setor. Plano de Projetos/Metas.
Carla perguntou sobre as ideias(prospecções futuras) de desenvolvimentos do produto para quem passar. Ubirajara disse que pode passar para ele que ele organiza com o Aldiocir.

2.Processo para mudança de prioridade dos kanban:

Definido entre a equipe que os coordenadores de cada setor terão acesso ao processo.
Já o painel de indicadores que se visualizam a fila de todas as tarefas pode ser para toda a equipe AVMB.

3.Indicadores Dezembro/2015:

Cada coordenador apresentou o desempenho do seu indicador havendo as seguintes considerações:

Setor de Atendimento:

Avaliações dos Chamados: Percentual abaixo de 9 (8,6) foi em decorrência de 5 chamados avaliados com nota menor que nove, do total de 39 chamados avaliados (referente a chamados na responsabilidade sobre o setor de atendimento). Os chamados avaliados com nota menor que 9 já foram tomadas as ações necessárias com o cliente pela Juliana, sendo que, após o contato da Juliana, os motivos foram: (detalhando aqui na ata para conhecimento de todos, pois na reunião não detalhamos cada um deles):

-> CEFET- Acadêmico - Chamado 17643 - nota 1:- Chamado finalizado sem solução preenchida no campo: Efetuado consistência para validar e não deixar finalizar um chamado sem o preenchimento deste campo.

-> PMA  - Compras - Chamado 17866 - chamado nota 8: Cliente informa que não sabem o porque da nota. Ele leu o chamado de novo e não achou problemas. Disse que vai empenhar a equipe a fazer melhor,
para ambos os lados saírem satisfeitos.

-> PMC - Tributário - chamado 16192 - nota 4: O Esdras acha que essa nota foi devido ao problema ser recorrente, ter acontecido mais de uma vez. Fora isso o atendimento foi ok.

-> PMC - Contabilidade - Chamado 18344 nota 1: Entrei em contato com o Joabe, ele mesmo disse que o problema com o arquivo era deles, e que não faz ideia o porque dessa avaliação ter sido assim. 
Falou que o atendimento da Caren foi perfeito, e a solução também

-> UNIRIO - Chamado 17475 - Acadêmico: Cliente falou a Juliana que ele não sabia que a aplicação foi descontinuada pela própria UNIRIO, por isso deu nota 8. Fora isso, falou que o atendimento foi  ok, que foi um erro dele mesmo.

Setor de Implantação:

Pretende elaborar dois novos indicadores:

- Percentual anual de projetado no ano e do que foi entregue no ano.
- Percentual do que está atrasado e destes o que foi entregue no ano.

Setor de Desenvolvimento:

Ubirajara apresentou seu indicador e colocou que verifica que os números mudam nos meses para trás, porque a data de conclusão do kanban que ele considera muda quando o kanban é de fato concluído. Ocorre que os kanbans PRONTOS (já entregues pelo setor), as vezes são validados bem depois nos outros meses.
Carla complementou que realmente ocorre isso e mostrou alguns exemplos. Ubirajara informou que ia pensar uma forma de resolver isso para ter a data guardada do kanban quando foi entregue pelo desenvolvimento.

Sobre o novo kanban processos, Ubirajara perguntou o que estavam achando. A equipe colocou uma dúvida situação que na maioria dos kanbans abertos não foi sugerido o novo prazo conforme a fila. Que ficou o mesmo que o prazo original informado. Ubirajara iria verificar.

Ainda sobre o kanban processos, Ubirajara informou que iria verificar a consulta que considera os kanbans, pois devem ser considerados na fila os kanbans aguardando o andamento ainda. Aqueles que já foram assumidos e que já estão "andando" não deveriam considerar.

Setor de Testes

Alexandre informou que a equipe vai aumentar a meta do indicador do Setor de Testes gradativamente durante o ano, conforme histórico.

A evolução do processo de automatização de testes, dentre outros fatores (documentação de kanbans, etc) deverá proporcionar um aumento nesse indicador.

Setor de Suporte

Jose apresentou seu indicador e informa que ainda o volume de chamados avaliados e que tem participação do setor é bem baixo. Exemplo: Se o cliente avalia 10 chamados, e destes 10 apenas 1 teve participação do suporte, o suporte fica com a nota deste 1 chamado (que pode ser 10 ou 5 por exemplo). Depois que tiver implementado a etapa de avaliação do atendimento do suporte pelo colaborador que solicitou o atendimento (visto que o suporte realiza tarefas mais internas), será possível ter mais números.

Oportunamente Carla sugeriu que o Ubirajara implementasse no kanban de desenvolvimento uma etapa de avaliar o kanban por quem criou o kanban. Isto, pois, conseguiremos auxiliá-lo a sua gestão dando feedbacks de como foi o atendimento do kanban do desenvolvimento para nós. Exemplo: Dei 8 porque o kanban veio com pouco documentação e tive retrabalho, Dei 10 por o kanban veio ótimo, com a solução e escrito da forma que pude entender... Enfim, isto pode auxiliar a gestão a ter um visão da qualidade na entrega dos kanbans e identificar inconformidades ou ainda identificar aqueles desenvolvedores que estão se saindo muito bem. Isto faz com que os desenvolvedores a terem ainda mais compromissos na qualidade nos atendimentos das tarefas. Ubirajara anotou a ideia e irá pensar.

Direção:

Claudio apresentou o indicador de faturamento. O faturamento foi abaixo do esperado, mas dobrou em relação ao mês passado.
No fechamento da reunião, Claudio elogiou o andamento das reuniões de plano de ações realizadas. Que todos se empenham a trazer já as soluções de melhorias.

Setor de Comunicação

Juliana Segalla já está estruturando as metas do setor indicando um meta para a quantidades de notícias publicadas no blog.

Ações Combinadas Neste Ciclo 12/2015:

Responsável: Carla -> Referente a avaliação: Teve casos acima que o cliente não sabe porque da nota que deu ou que errou a nota. Que o atendimento e solução foram ok. Neste contexto decidimos por criar a indicação, no chamado, de marcar para desconsiderar esta notas quando ocorrer estes casos na próxima avaliações. Quem marcará este campo será a Juliana após o contato com o cliente. (Carla vai providenciar o campo.)

Responsável Ubirajara -> Referente a data de conclusão do kanban para que o indicador não se altere para trás: informou que ia pensar uma forma de resolver isso para ter a data guardada do kanban quando foi entregue pelo desenvolvimento.

Responsável Ubirajara -> Liberar o processo de alteração de prioridade dos kanbans (LIBERADO pelo Thiago Borba enquanto eu escrevia esta ata).

Responsável Ubirajara -> Liberar o painel de indicadores para que todos possam ver como está a fila dos kanbans.

Responsável Ubirajara -> verificar a consulta que considera os kanbans, pois devem ser considerados na fila os kanbans aguardando o andamento ainda. Aqueles que já foram assumidos e que já estão "andando" não deveriam considerar.

Responsável: Carla irá passar para o Ubirajara as ideias/prospecções futuras de novos desenvolvimentos que estão anotadas no setor atendimento.

Responsável: Cada coordenador de setor fazer um power point para apresentar o plano de projeto/metas para 2016. Pode enviar as apresentações a Juliana.

Verificações das Ações Combinadas do Ciclo Anterior (11/2015)

Ciclo 11/2015 - origem: Reunião de 15/12/2015 ->  Desenvolvimento - Ubirajara. Disponibilizar Nova Versão do Kanban Desenvolvimento-Fila Prioridades
Situação: CONCLUIDO. Nova versão do Kanban foi disponibilizada em Janeiro/2016

Ciclo 11/2015 - origem: Reunião de 15/12/2015 -> Atendimento - Carla -> Estruturar Indicador no prazo: sugerido um novo critério de contagem, considerando: dos chamados SOLUCIONADOS no mês, qual o
percentual atendido no prazo. Praz: No final de Janeiro de 2016 já ter esta nova forma de contagem.
Situação: CONCLUIDO. Indicador de Chamados dentro do prazo foi ajustado para 2016.

Ciclo 11/2015 - origem: Reunião de 15/12/2015 -> Equipe de Testes: Alexandre Rever a meta para deixar uma meta fixa de acordo com o andamento que houve no ano
Situação: CONCLUIDO. A meta foi fixada em 30%

Ciclo 11/2015 - origem: Reunião de 15/12/2015 -> Administrativo - Chimene -> Concluir a Estruturação dos Indicadores solicitados pelo Aldiocir - Custo por Cliente
Situação: PENDENTE.

Ciclo 11/2015 - origem: Reunião de 15/12/2015 -> Atendimento - Carla: No processo Kanban Suporte prever etapa para avaliação do kanban atendido pelo Suporte.
Situação: PENDENTE.


sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Bebedouro em manutenção

O bebedouro do 4º andar está em manutenção, com previsão de 1 semana para retorno.
Pedimos a compreensão de todos para utilizarem o bebedouro do 3º andar, a torneira, ou trazer sua garrafa de água.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Melhorias Analisador de Consultas SI*

Visando facilitar a análise dos bancos de dados nos clientes, foram feitas algumas melhorias na aplicação de execução de consultas do SI (AVerificaUltimaAlteracao.exe):

1- Foram criadas várias guias para podermos trabalhar com mais de um SQL em simultâneo, sem a necessidade de ficar comentando um SQL para rodar outro. A aplicação irá rodar o SQL da guia posicionada naquele momento.

2- Criada opção para habilitar ou não os filtros, com o filtro desmarcado irá aumentar o espaço para a digitação do SQL ou a visualização dos resultados.

3- Criada opção de abrir o SQL numa nova janela. Com esta opção marcada os resultados serão carregados numa nova janela, fazendo com que possamos visualizar mais de um resultado em simultâneo e fazermos análises e comparações entre eles.


4- Na janela de consulta de metadados do banco, foi incluída a busca de índices do banco. Desta forma quando tivermos uma mensagem de erro relacionada a índices pode-se visualizar qual é este índice e onde ele impacta.


Estas modificações serão enviadas nos pacotes periódicos da próxima semana, qualquer dúvida ou sugestão entrem em contato.

Doação de sangue!

Olá pessoal, um conhecido do nosso colega Paraguassu está necessitando de doações de sangue.
Ele tem câncer de pulmão e fez um procedimento que necessita de bolsas de sangue, pode ser qualquer tipo sanguíneo.


AVMB e SIG estruturam a área de Protocolo


Em 01 de junho de 2015 o instituto Federal do Amazonas (IFAM) começou a utilizar o módulo Protocolo do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC). Ao encerrar o ano, totalizou o cadastro de 7.929 processos e 11.539 documentos, entre eles protocolados e não protocolados.

Em setembro a instituição expediu uma Ordem de Serviço determinando que, a partir de 1º de setembro de 2015, a tramitação de processos  e memorandos eletrônicos fossem realizados exclusivamente de forma digital, através do Sistema  Integrado de Gestão-SIG, reduzindo o uso de papel na Reitoria.

Nos primeiros 14 dias de 2016 mais duas instituições iniciaram a utilização do módulo protocolo. O Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IFSMG), que já realizou o cadastro de 89 processos e 82 documentos entre protocolados e não protocolados e o Instituto Federal Farroupilha (IFFarroupilha) que já cadastrou 107 processos e 124 documentos entre protocolados e não protocolados.

É a AVMB e o SIG-UFRN estruturando a área de Protocolo nas Instituições Federais  de forma a informatizar os processos e contribuir com o meio ambiente.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Não coma o que não é seu!


Pessoal, devido a alguns desaparecimentos de comida, foram colocadas etiquetas em cima da geladeira e uma caneta, para cada um etiquetar suas comidas.

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Chamados Avaliados >= 9

Continuamos divulgando via e-mail e blog mensalmente a lista de chamados avaliados, com nota igual ou superior a 9.

Agradecemos o empenho de todos, pois o auxílio e envolvimento nos atendimentos, contribuiriam para obtermos estas notas.

Parabéns equipe!

Acesse aqui a lista completa de dezembro/2015: