domingo, 17 de março de 2019

sábado, 16 de março de 2019

sexta-feira, 15 de março de 2019

domingo, 10 de março de 2019

sexta-feira, 8 de março de 2019

quinta-feira, 7 de março de 2019

Geração de Pacotes Emergenciais - Informações Importantes

Para garantirmos a qualidade do processo de Geração de Pacotes, quando possível, necessitamos de aviso prévio dos colaboradores quando houver necessidade de envio de pacotes emergenciais¹.

Justificando o exposto acima e para o conhecimento de todos, nosso Processo de Geração de Pacotes compreende várias etapas:

1. Monitoramento: levantamento do que deve ser enviado de cada kanban e se existem pendências².
OBS.: Pode ocorrer de uma determinada instrução de um kanban ser somente para cliente específico, ocasionando pacote separado.

2. Elaboração de documentos: changelog, changelog técnico (exclusivo PMC), informações adicionais de determinadas funcionalidades, procedimentos manuais adicionais, notícias (SINewsApp.exe) e documentação de testes. Também pode ser incluída como documentação de pacotes os envios de e-mails (interno, PMC e PMA).

3. Execução de Testes: relativos aos kanbans que não passaram por nossa etapa (Validar Desenvolvimento- Qualidade). É feita uma tentativa de execução de testes nesses kanbans, conforme o conhecimento da equipe no assunto envolvido no kanban, se houver tempo hábil.

4. Alinhamento/conferência: consiste em conferir e alinhar scripts, catálogos, tabelas estruturadas, rótulos, mensagens, restrição de dados/funcionalidade, manual (Help Manual). Este alinhamento é realizado em todos os bancos do ambiente AVMBHOMO disponíveis naquele momento. 
OBS: Adequamos a base de dados DBHOMO (catálogos/rótulos/mensagens/restrições) com base no DB25.

5. Execução dos Testes Automatizados: antes (ambiente AVMBHOMO) e depois (ambiente AVMBDEMO) da geração dos pacotes.

6. Geração de pacote: consiste em reunir, organizadamente, toda documentação produzida na etapa 2 e informar a listagem de kanbans para a geração do pacote.

7. Instalação de pacote: consiste em instalar o pacote, na AVMBHomo (Pacote PMC) e na AVMBDemo (Pacotes demais clientes), e executar/efetuar os procedimentos manuais.

8. Homologação do pacote: disponibilizar efetivamente aos clientes o pacote para a atualização e enviar os emails (internos e externos) comunicando essa disponibilização.

9. Documentações internas: marcação dos binários testados e não testados de cada kanban (para contabilização de indicadores), finalização dos kanbans e documentação de planilhas internas.

O objetivo geral desta publicação é esclarecer como de fato é o procedimento de Geração de Pacote o qual, muitas vezes, pode não ser simples e rápido de ser efetuado.


Ações que podem ser realizadas para nos auxiliar quando houver necessidade de pacote emergencial:
- Aviso prévio de, pelo menos, 1 dia de antecedência (se possível), mesmo que a demanda não esteja na etapa de “Gerar Pacote”. Sendo assim, podemos adiantar algumas etapas do processo.

Agradecemos a compreensão!


¹Emergenciais: Fora do envio periódico semanal o qual geralmente se dá nas terças-feiras.
²Pendências: Se a versão atual dos binários envolvidos nos kanbans exigirem o envio de outros kanbans com versões inferiores.