sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Testes automatizados SIE/SIM - Abrangência

Atualmente a Equipe de Qualidade e Testes vem se aprofundando cada vez mais nas automatizações de testes dos produtos AVMB. Um exemplo disso são as automatizações de testes do SIE e SIM.

Antes da geração dos pacotes semanais (todas as terças-feiras), é efetuada a execução de testes automatizados no SIM/SIE na qual são executados TODOS os testes automatizados existentes no ambiente AVMBHomo (192.168.1.40). Após a geração os pacotes são instalados na máquina AVMBDemo* (192.168.1.38) cujo objetivo é simular, o mais fielmente possível, a instalação de pacotes no ambiente de um cliente, no caso, o cliente AVMB. Então, após a instalação dos pacotes na AVMBDemo, são executados os testes automatizados nesta máquina referentes aos módulos enviados nos pacotes.


Ferramenta TestComplete - Testes automatizados executados com sucesso


É utilizada a ferramenta TestComplete para a automatização dos testes SIE/SIM. Para isso, quatro(4) bancos devem possuir os mesmos parâmetros e dados, um ORACLE e outro DB2, mas em cada ambiente: AVMBHomo e AVMBDemo.

Uma vez elaborados os testes não ficam estagnados. A equipe está sempre monitorando o impacto das alterações das aplicações nos testes automatizados e também verificando se novas consistências podem ser adicionadas e melhoradas a fim de abranger cada vez mais funcionalidades do sistema.

Eventualmente, através da execução dos testes automatizados, são identificados bugs no sistema os quais são documentados e registrados através de kanbans.

Segue abaixo o link de uma planilha contendo a abrangência dos testes automatizados que temos atualmente para o SIE/SIM e os kanbans abertos derivados de bugs detectados por esses testes:

Planilha de Abrangência dos Testes Automatizados SIM/SIE

No caminho abaixo, é possível encontrar vídeos das execuções de alguns testes automatizados elaborados:

\\192.168.1.23\share\Testes\Vídeos Testes Automatizados

Gostaria que alguma funcionalidade do sistema SIM/SIE tivesse seu teste automatizado? Envie um email para qualidade@avmb.com.br que analisaremos o caso.

*Pacotes do cliente PMC são instalados no ambiente AVMBHomo

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

sexta-feira, 11 de outubro de 2019

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

CEDI é o nome de nosso novo Cliente

Nosso novo cliente é o Centro de Documentação e Informação - CEDI do Congresso Nacional, Câmara de deputados.

No CEDI, seremos responsáveis pela instalação e manutenção dos programas da Artefactual, Archivematica e AtoM e também do programa Dspace.

Acesse os link abaixo para obter maiores informações:





 
https://www.facebook.com/BibliotecadaCamaradosDeputados/?fref=ts  

 

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Folha de pagamento relativo a Rescisão do cliente SETEC (Autarquia da PMC)

A folha de pagamento relativo a Rescisão do cliente SETEC (Autarquia da PMC) está em fase final de entrega. 

O  TRABALHO!

Em Julho/2019, data da qual assumimos mais este desafio de entrega, em continuação a um trabalho já iniciado pelo ex-colaborador Deivid Fiorin, a primeira coisa foi realinhar os requisitos/escopo com o cliente e definir um cronograma de acordo com os atuais recursos de pessoal disponíveis para este trabalho.

PLANEJAMENTO E COMPROMETIMENTO!

Foi elaborado um cronograma de entregas semanais (acordado junto ao cliente), onde a cada entrega pela pela nossa equipe, o cliente tinha o compromisso de validá-la para, assim, receber e a segunda entrega (parte). E assim por diante.... 

Desta forma, neste trabalho o cliente interessado esteve envolvido e interagindo em todas as etapas (e não somente no "final").

Isto foi muito importante, pois quaisquer discrepância/ajustes nos requisitos, podiam ser identificados em tempo hábil. Assim, minimizando impactos ou retrabalhos. Isto também, proporcionou que ficássemos mais alinhados com a expectativa do cliente com relação ao que era esperado.

APRENDIZADO E COMPARTILHAMENTO!

Outro ponto positivo (e também um desafio) é que, neste trabalho, houve a oportunidade proporcionar a equipe AVMB envolvida (e, também, ApoioTech) o aprendizado mais técnico de uma programação de folha de pagamento, aliado aos conceitos de negócios que a programação deve ser aplicada. 

Desta forma, no cronograma, foi previsto este "espaço", para que assim, as coisas pudessem ser compartilhadas.

É a melhor forma de aprendizado! A orientação aliada a aplicação prática já "na real" com produção de resultados.

DOCUMENTAÇÃO!

Oportunamente, dentro do curso normal do trabalho , os requisitos e definições feitas com o cliente estão sendo documentadas e, ao final, esse documento é a base para o aceite final da entrega daquilo que foi acordado no escopo/cronograma. A documentação serve também para futuras referências de quem presta manutenção/suporte, pós-implantação, em ajustes ou correções.

Eu gostaria de agradecer e parabenizar a equipe que esteve (e está) envolvida neste trabalho pelos resultados alcançados até aqui! 

É muito gratificante podermos dividir as tarefas e compartilhar conhecimento com pessoas responsáveis que se dedicam em aprender!

Luiz Vieira (AVMB): Implantação
Luther Souto (AVMB): Implantação
Pedro Silveira (AVMB): Desenvolvimento
Alisson Neocato(AVMB) : Desenvolvimento

Cássio e Gustavo: (ApoioTech)

Servidores do Setor do RH-SETEC