quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Componente para construção/manutenção de querys

Foi disponibilizado no sistema um novo componente para criação/manutenção de consultas SQL. O objetivo é permitir que usuários não tão familiarizados com a linguagem possam criar/configurar consultas utilizadas pelo SIM/SIE. O componente permitirá trabalhar com o banco SI* além de outros quando disponíveis (hoje no Asten Processos/Indicadores é possível trabalhar com mais de um tipo de banco ao mesmo tempo). Foram incluídas definições de sintaxe para 7 tipos de bancos de dados (Oracle, DB2, SQLServer, Interbase, PostGre, Firebird e MySQL) permitindo que a grande maioria das consultas sejam interpretadas e validadas pelo componente.

As consultas poderão ser montadas via drag n' drop utilizando-se de tabelas e views disponíveis, permitindo criar subquerys, agrupadores, views dinâmicas, expressões, critérios, etc. Também será possível ativar um modo textual e continuar a montagem da query da forma tradicional como é feito hoje.


Demo da funcionalidade no Asten Processos

No momento o componente está sendo integrado ao Asten Processos e ao Asten Indicadores, entretanto, já se levantou a possibilidade de aplicá-lo também em aplicações existentes no SIM/SIE que trabalham diretamente com a criação de SQLs (como por exemplo as consultas que são cadastradas no SIM/SIE para geração de relatórios em formato de tabela). Seria importante que os setores da empresa, principalmente os que mais tem contato com o cliente, levantassem possíveis aplicações e/ou funcionalidades à serem melhoradas com a inclusão deste recurso.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Como gerar relatórios .qrp em .pdf


Nova visão do SIE



Esta é a nova visão do SIE, mas ela não apresenta a modernidade de nossos novos produtos são mostrados.
                                                          



Compare com a logomarca do Asten processo e indicadores




Leia a visão do Maicon. "Na minha opinião deveríamos tentar reproduzir isso em um outro formato diferente de pizza. Esse modelo era válido quando havia apenas o SIE, entendendo que existia apenas um controle de acesso, um sistema de tramitações, o que não corresponde à realidade de hoje. Da forma como esta não fica muito claro a relação das coisas. Tentaria dar ênfase nesse modelo às aplicações web, mostrando que o Erp esta evoluindo pra isso, integração com sistemas de terceiros e notação BPM, separando cada conjunto de módulos em grupos distintos. Como organizar isso? Nem ideia... hehe.

Você tem uma ideia sobre como fazer isto?

A premiação será uma Ferrari, basta escolher a cor. 

Pensem!

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Resultado de Execução CICLO 1 de Testes - Portais 2.0

CICLO 1 - PORTAIS 2.0 - referente as funcionalidades liberadas em 07/06/2013.

Abaixo quadro demonstrativo do resultado da execução:



OBS: Perfil do Coordenador: Neste ciclo, não estava incluído, nas versões testadas, o Perfil do Coordenador. Este perfil começará a ser verificado e testado esta semana pretendendo ser concluído até dia 23/08/2013 caso não haja interrupções consideráveis.



Bancos Testados:


DB2 - DB2HOMO
DB21085I Instance "DB2" uses "32" bits and DB2 code release "SQL09050" with level identifier "03010107".
Informational tokens are "DB2 v9.5.0.808", "s071001", "NT3295", and Fix Pack "0".


ORACLE – DBHOMOOracle Database 11g Release 11.2.0.1.0 - Production
PL/SQL Release 11.2.0.1.0 - Production            
CORE 11.2.0.1.0 Production                        
TNS for Linux: Version 11.2.0.1.0 - Production    
NLSRTL Version 11.2.0.1.0 - Production  



Navegadores:

MOZZILA E CHROME

O que não foi testado ou foi pouco testado ou não estava incluído neste ciclo de testes:

Portal do Aluno 2.0: Sem número de casos de testes suficientemente documentados que pudessem trazer um fechamento de execução/passou/falhou em números. Efetuados alguns testes mais básicos ou de revisão básica de algumas funcionalidades que foram alteradas ou corrigidas de maio de 2013 para cá.

Portal da Biblioteca 2.0: Sem casos de testes documentados. Sem execução de testes.

Perfil do Coordenador: Neste ciclo, não estava incluído, nas versões testadas, o perfil do Coordenador. Este perfil começará a ser verificado e testado esta semana pretendendo ser concluído até dia 23/08/2013 caso não haja interrupções consideráveis ou mudanças significativas no escopo do produto testado durante a fase de testes.

CICLO 2: Previsão de execução: até 23/08/2013, incluindo os testes referentes as correções reportadas no CICLO 1 de testes e o PERFIL DO COORDENADOR.







sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Nova versão do KANBAN

A partir de hoje estará entrando em produção a nova Versão do nosso processo "Kanban".

Várias alterações foram implementadas, com o objetivo de melhorar o nosso processo principalmente no que se refere a qualidade do que entregamos aos nossos clientes.
 
Procurei com essas alterações atender diversas demandas solicitadas por todos os integrantes do processo, vou relacionar abaixo as principais alterações.

Qualquer dúvida ou sugestão de mudança, peço que encaminhem para o meu e-mail, para que possamos juntos analisar e implementar.

Relação das principais alterações:
1) Adicionada a informação do Responsável pela Análise das Tarefas;
 
2) Tratamento diferenciado para as Tarefas de estimativas para orçamento aos clientes, com campos específicos de Custo e Prazo;
 
3) Adicionado a relação dos tempos registrados para atendimento da tarefa;
 
4) Criação automática da SI, bem como alimentação dos procedimentos registrados no Kanban;
 
5) Somente serão listados o Centros de Custos ativos, ou seja projetos encerrados serão excluídos da lista;
 
6) Adicionados campos específicos para as informações de Procedimentos e Scripts os quais serão atualizados automaticamente na SI;
 
7) Adicionada etapa de Atualização dos Portais, envolvendo o setor de suporte no processo;
 
8) Adicionada etapa Homologação, para que seja registrado no processo as informações de homologação;
 
9) Adicionada etapa Geração de Pacotes, para registro de Data de liberação e Número dos pacotes onde a demanda foi atendida;
 
10) Adicionada etapa Procedimentos com Fontes, para registro e documentação para os clientes que recebem os fontes;
 
11) Adicionada interação com a Pagina da SI, para registrar no Kanban os fontes alterados para atender a demanda;
 
12) Envio de e-mail em algumas etapas para informar os interessados;
 
13) Alteração no fluxo das demandas JAVA, por ter tratamento diferenciado;
 

Feliz Dia dos Pais


segunda-feira, 29 de julho de 2013

OFICINA DO CONHECIMENTO - EMISSÃO DE DIPLOMAS

Quando: 31/07/2013
Horário: 09:30 - 10:30
Onde: Sala de Reunião 3º Andar - Grande
Facilitadora: Suelen Cardoso
Assunto: Emissão de Diplomas pelo SIE-UFSM
Conteúdo Programático:

Configurações necessárias:

  • Cadastro da Planilha de Cálculo para formar alunos
  • Execução da planilha e cálculo
  • Identificar alunos aptos para formatura

Funcionalidades Operacionais:

  • Formar alunos aptos para formatura
  • Como verificar pendências dos alunos
  • Cadastro de tipos de livros – Novo / Ativar e Inativar
  • Impressão de diplomas
  • Registro de diplomas – 1ª e 2ª via