segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Oficinas que foram Ministradas em Novembro/2018

Abaixo as oficinas que foram realizadas em Novembro/2018.

Parabéns aos Ministrantes e Participantes!


Oficina Ministrada - Estoque - Sistema SIE-UFSM e SIM

Facilitadora/Instrutora: Valquiria Gonçalves
Dia: 14/11/2018
Carga Horária: 2 horas

Participantes (Atendimento e Testes):

Caren Possobom - Testes
Caroline Rodrigues Dorneles - Testes
Mariele Favero - Atendimento

Conteúdo Programático

Controles Almoxarife - Fechamento Mensal
Entrada Simples
Baixa Simples
Estorno de Entrada Simples
Estorno de Baixa Simples

===========

Oficina Ministrada - Delphi Manipulação da Servidora

Facilitador/Instrutor: Volmar Madrid
Data: 27/11/2018 - 13h - 15h
Carga Horária: 2 horas

Participantes (Desenvolvimento):


Conteúdo Programático:

Registro de servidora local;
Debugging de servidora através do Delphi;
Classes e Métodos ancestrais utilizados em servidoras;
Polimorfismo de métodos ancestrais;
Utilização de interfaces em servidoras;
Utilização do contexto para transações no banco de dados;
Criação de métodos e parametrização na Type Library;
Manipulação de erros em servidoras.


======



Oficina Ministrada - Asten Processos - Básico


Facilitadora/Instrutora: Carla Gonçalves
Dia: 30/11/2018

Carga Horária: 1 hora


Participantes: Atendimento



Carolina Pigatto

Mariele Favero
Fernanda Coradini
Manoela Sanches


Conteúdo: O objetivo da oficina foi abordar diretrizes e conceitos principais para identificação do processo do qual o cliente pode reportar demandas. Foram realizadas algumas práticas reais para entendimento.



- Exportando versão para o repositorio on-line

- Importando versão para o ambiente da AVMB
- Identificando o nome e versão do processo ativa
- Identificando nome de etapa e ações.
- Verificando os grupos permitidos nas etapas
- Reforço a quanto obter dados preenchidos nas etapas para simular/entender o problema e/ou situação, assim como as credenciais que podem ser utilizada para simulação do caso..
- Verificando detalhes do erro (quando ocorre)


terça-feira, 4 de dezembro de 2018

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Comunicado Importante


                                                           



Os expedientes de Natal e Ano Novo funcionarão da seguinte maneira:
  • Os colaboradores que trabalharem no dia 24/12, folgarão no dia 31/12 e vice-versa.
  • Em ambas as datas os colaboradores trabalharão das 8h às 14h.


Horário de retorno nos dias 26/12 e 02/01/2019 às 8h  

terça-feira, 27 de novembro de 2018

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Atendimento - Especificações Adequadas para Solicitações de NOVOS Relatórios

Em uma de nossas reuniões/conversas internas, reforçamos alguns pontos importantes de informações que devem ser levantadas com o cliente quando o mesmo solicita o desenvolvimento de NOVOS relatórios.

Segue, um pouco mais abaixo, os pontos reforçados na nossa equipe.

Caso os analistas/especialistas do desenvolvimento ou alguém mais, deseje apontar algum ponto ou acrescentar alguma consideração relevante, envie um e-mail para atendimento@avmb.com.br ou carla.brum@avmb.com.br para que possamos alinhar incluir na nossa rotina durante o levantamento de informações.

Caso algum "kanban" seja aberto, sem as informações necessárias apontadas, nos devolva imediatamente para nossas providências e retificação dos pontos faltantes, além de reforçarmos as orientações na nossa equipe ou com o cliente. 

Cabe ao atendimento, em contato com o cliente/solicitante, proceder com a abordagem adequada de forma a captar as informações solicitadas, e abrir o kanban somente depois de obter as informações de forma suficiente. 

Pedimos a gentileza, também, de quando um novo relatório tiver origem diretamente do setor do desenvolvimento, que no retorno do kanban, também nos subsidie com informações suficentes para que possamos entender o seu contexto. Assim também, podemos melhor orientar ao cliente que o receberá, além da equipe de qualidade,  poder realizar melhores os testes. As vezes um relatório é simples e direto, outras vezes, é cheio de "regras" e "cálculos". Informe isso no kanban.

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Especificação de Solicitação de NOVOS Relatórios

1. Nome do Relatório: 

[Informar o nome do relatório que melhor o identifique de acordo com seu propósito]

[Caso o novo relatório seja baseado em um já existente, pode ser citada esta referência. Atenta-se aqui, para explicitar, nos demais pontos abaixo, quais diferenças terão no novo relatório]

2. Parâmetros para Seleção [Ao abrir o relatório, quais parâmetros devem ser solicitados ao usuário selecionar]

Exemplos do que são parâmetros: Neste exemplo abaixo, o relatório tem como parâmetros para seleção a ESCOLARIDADE, REGIME JURÍDICO E SITUAÇÃO.


2.1 Parâmetros Multi-Seleção ou seleção única.

Quais parâmetros devem permitir selecionar mais que uma opção (representado pela caixinha de seleção ao lado) e quais devem permitir selecionar apenas uma informação?

2.2  Os parâmetros precisarão ser correlacionados? O que são parâmetros correlacionados?

Conforme o preenchimento do primeiro parâmetro, os outros somente serão carregados se houverem informações relacionadas ao parâmetro anterior selecionado. Isto facilita a busca e otimiza o relatório.

Exemplo de parâmetro relacionado:


3. Dados a serem apresentados/listados: 

[Quais dados exatamente devem ser mostrados no relatório?]

[Qual a origem da informação ou onde (em que campos e em que telas) a informação a ser mostrada está sendo preenchida pelo usuário no sistema?]

As especificações acima são muito importantes, pois algumas informações podem ter mais de uma origem ou condições especificas para sua amostragem, além do usuário utilizar termos ou "jargões" que possam nos remeter a um outro significado ou interpretação. Desta forma teremos a compreensão exata do que realmente deve estar impresso no relatório.

4. Layout/Modelo/Disposição das Informações

[Qual o layout/modelo e como deseja que as informações sejam dispostas? Qual a sequência/ordem das informações a serem apresentadas?] 

5. Regras/Condições de apresentação dos dados: 

[Quais regras e condições que determinam a amostragem das informações?]

Exemplo 1: Precisa deixar algum tipo de informação de fora do relatório? Qual (is) condição (ões)?.

Exemplo 2: Ao final do relatório deve ser mostrado algum tipo de totalizador/soma? Por qual ou quais campos deseja este totalizador/soma?

Exemplo 3: Deve considerar somente os dados de determinada condição/critérios? Quais condições/critérios? Algum dado tem alguma condição específica para ser mostrado?

Exemplo 4: Existe algum cálculo de valores no seu relatório? Como, no entendimento do usuário, deve ser este cálculo? (Qual a fórmula?). Quando envolve cálculos, procure exemplificar para que tenhamos o mesmo entendimento.

Ou seja, devem ser especificadas todas regras/condições que subsidiam a geração do relatório.

6. Quanto ao nome das pessoas (caso sejam apresentados nomes): Apresentar:

Nome Social (  )

Nome Civil de Nascimento (   )

Ambos Nome Social e Nome Civil (  )

Não se aplica (  ) - Não será mostrado nome.

7.  Ordenação e Agrupamento

[Dependendo das informações, especifique como deseja que as mesmas venham ordenadas e agrupadas.]

Exemplo: Em uma solicitação de relatório que traga a unidade, cargo e regime jurídico e relação de funcionários, como você deseja o agrupamento das informações quando emitido no formato pdf ou rtf?

Veja que podemos ter várias formas de agrupar as informações:

Primeiro apresentar o CARGO, seguida da UNIDADE ADMINISTRATIVA, REGIME JURÍDICO e a seguir a relação nominal das pessoas. (A imagem somente ilustra o que é um agrupamento.)



Ou, apresentar no topo a UNIDADE, seguido do CARGO e REGIME e, então a relação nominal das pessoas.


Quanto a ordenação: por exemplo: Alfabética por qual coluna, quando datas é por ordem crescente de datas ou decrescente.

7. Exemplo de Dados que podem ser utilizados para validação do relatório após concluído: 

[Indique exemplos de casos de testes/dados que podem ser utilizados para validação do relatório após o mesmo ser concluído, indicando os resultados esperados - MUITO IMPORTANTE ISSO]

8. Outras informações: 

[Caso alguma tenha alguma informação relevante não lembrada/citada acima, por gentileza informar para nossa análise]

Desempenho: Todos os relatórios, devem ser passados por um teste de desempenho. Caso, identifiquemos, que após a elaboração do mesmo, este apresente um desempenho desfavorável ou que comprometa o banco de dados ele deve ser reformulado ou alterado sobre algum requisito que esteja comprometa o desempenho. (Exemplo: Foi colocado a opção poder MARCAR mais de uma opção, mas como existe um grande volume de dados, este requisito não poderá ser atendido.)


ATENÇÃO: No nosso PROD já tem o template acima pré-pronto.  (18.10.15 e 18.10.16). Lembre-se que você pode sugerir mudanças ou colaborar com pontos relevantes que não tenham sido citados, compartilhando também sobre sua experiencia/rotina.

Abaixo: