segunda-feira, 29 de julho de 2013

OFICINA DO CONHECIMENTO - EMISSÃO DE DIPLOMAS

Quando: 31/07/2013
Horário: 09:30 - 10:30
Onde: Sala de Reunião 3º Andar - Grande
Facilitadora: Suelen Cardoso
Assunto: Emissão de Diplomas pelo SIE-UFSM
Conteúdo Programático:

Configurações necessárias:

  • Cadastro da Planilha de Cálculo para formar alunos
  • Execução da planilha e cálculo
  • Identificar alunos aptos para formatura

Funcionalidades Operacionais:

  • Formar alunos aptos para formatura
  • Como verificar pendências dos alunos
  • Cadastro de tipos de livros – Novo / Ativar e Inativar
  • Impressão de diplomas
  • Registro de diplomas – 1ª e 2ª via

quarta-feira, 24 de julho de 2013

PORTAIS VERSÃO 2.0 - VERSÃO NOVA (SITUAÇÃO DOS TESTES)

PORTAIS VERSÃO 2.0 - VERSÃO NOVA

Total de Casos de Testes Documentados (Fase de Entendimento e Elaboração).
(Situação em 24/07/2013):

Portal de Comunicações: 67
Portal de Relatórios: 9
Portal do Professor: 189
Portal da Biblioteca: 1
Portal do Aluno: ZERO
___________________________
Total: 266 Casos de Testes

Previsão de execução do ciclo completo de testes em DBHOMO E DB2HOMO (Fase de Execução): Até 14/08/2013.

Nota: O Perfil do Coordenador, do Portal do Professor, não está incluído nesta elaboração dos testes, pois quando houve a liberação dos Portais 2.0 este perfil ainda estava em construção.

Previsão de Liberação dos Portais 2.0 para o Cliente Final: Indeterminado - 2º semestre/2013 mas sem data certa definida.
* Depende do resultado de execução do ciclo de testes, que conforme acima, feito até 14/08/2013;
* Depende dos manuais ainda estarem todos atualizados, pois na hora de liberarmos, temos que enviar junto a documentação para o cliente.
* Depende se o perfil do coordenador poderá ser liberado para testes após o término da execução do ciclo de testes da versão 2.0 que está atualmente disponível no avmbhomo. O perfil do coordenador muda muitas funcionalidades com relação a modelos de avaliações, notas e etc, e teremos todos o trabalho de realizar novamente os testes deste perfil.
* Depende das prioridades e demandas de clientes definidas pela empresa, pois os recursos de pessoal que trabalham no desenvolvimento dos portais e testes são compartilhados.

Esclarecimentos:

Fase de Entendimento e Elaboração: A documentação dos casos de testes consiste desde o entendimento dos requisitos e funcionalidades que foram implementadas até a elaboração do máximo de combinação de entrada de dados e operações que irão produzir um determinado resultado esperado.
Nesta fase de entendimento e elaboração dos testes já estamos executando uma etapa de teste que é a própria revisão do requisito que foi implementado e, já nesta fase, já podemos identificar ajustes necessários e providenciarmos as ações que forem necessárias para que determinado requisito de funcionalidade seja atendido adequadamente e para que o caso de teste fique escrito corretamente.

Veja exemplo de casos de testes elaborados da funcionalidade de Simular a situação do aluno (Lançamento de Notas):



Fase de Execução do Ciclo de Testes: A execução de um ciclo de teste consiste em EXECUTAR, preferencialmente, por mais de uma pessoa, todos os casos de testes identificados e documentados. Registra-se a execução do teste (se passou, falhou, em qual baseline (versão), data, hora etc).
Ainda, é inevitável e bem importante, que no momento da execução dos casos de testes, façamos os chamados testes exploratórios, ou seja, usamos o nosso "feeling", experiência, conhecimento do negócio, para que navegando dentre as funcionalidades, possamos identificar outras combinações de entrada de dados e operações que não puderam ser antes identificadas, gerando novos e importantes casos de testes. Por isso a importância de ter mais de uma pessoa trabalhando em todas as fases de testes.


terça-feira, 23 de julho de 2013

Asten Indicadores v2.0


Changelog da versão:
  • Atualização bibliotecas JS
  • Adicionando possibilidade de paginação nas legendas de indicadores (quando existem muitos itens na legenda - configurado via wizard)
  • Corrigido posicionamento de valores quando as projeções ficavam negativas.
  • Compatibilidade com versões antigas do Android
  • Possibilitado o recálculo de valores de forma automática em gráficos “pizza” ao desabilitar uma série (percentuais são atualizados e gráfico recriado dinamicamente)
  • Adicionado nova opção para marcação de séries negativas sem a necessidade de tratamento via query (negativeColor)
  • Compatibilidade Windows 8 versão Touch
  • Permitido o uso de zoom em dispositivos multitouch via pinch (configurável de forma diferente do zoom tradicional - via wizard)
  • Permitido a troca de séries, exportações (PNG/SVG/PDF) e impressão em indicadores com séries setadas em tempo de execução (sub-indicadores)
  • Exportações dos gráficos agora são feitas em escala maior (2x) quando a saída não for vetorial (PNG por exemplo).
Changelog do Wizard:
  • Incluído nova opção para habilitar/desabilitar o serviço de monitoramento/execução direto na guia Monitorar, assim como acompanhar seu estado.
  • Incluído visualização da dependência de execução em processos
  • Adicionado novos tipos de gráfico: Cascata e KPI
  • Adicionado novas opções de configurações para os eixos X, Y e base do Indicador
  • Permitido o uso de séries logarítmicas (na qual não distorcem os eixos do gráfico mesmo quando houver valores completamente distantes: 0,01 e 1.000.000 por exemplo).
  • Padronização de interfaces
  • Adicionado nova configuração de séries baseado em coordenadas polares (também utilizada para criação de gráficos em formato radar)
  • Corrigido bug ao interpretar valores decimais durante validação da expressão em notificações SMS/Email
  • Incluído Code Insight com lista de propriedades possíveis nos campos “avançados” das guias dando acesso à sobrescrita de qualquer configuração do indicador
  • Permitido edição de indicadores/processos mesmo quando existem processamentos sendo executados pelo serviço do windows.
  • Corrigido bug ao importar base pelo método “completo”: vínculo de dependência entre processos não era atualizado corretamente.
  • Inclusão de nova configuração de codificação durante conexões à bancos de dados
Bugs, favor reportar para maicon@avmb.com.br.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

 Ação Social N° 1 - Participação em Evento Externo.
Ação CUMPRIDA

Qual evento? Show da banda Old Bikers, dia 8 de julho de 2013 no Teatro Treze de Maio.

“O que é bom merece bis! Dia 08.JULHO.13, à noite, novo show da Old Bikers no Teatro 13 de Maio. Agora, em prol da "Campanha do Agasalho 2013".

Qual objetivo do evento?
Promover a Campanha do Agasalho 2013 de Santa Maria, arrecadando agasalhos infantis, cobertores, edredons e afins.

Qual nosso objetivo?
Participar do evento doando cobertores como forma de contribuição para a Campanha do Agasalho 2013 de Santa Maria.

Nossa participação no evento se dará com cada colaborador da AVMB levando um ou mais peças ao evento, sendo que no caso de compra a empresa participará com 80% do valor da peça, num valor máximo de R$ 60,00, em um limite de 10 peças para toda a empresa.
Cada colaborador que desejar participar deverá:
1) Efetuar a compra do cobertor e retirar a nota em nome da AVBM, com CNPJ;
2) Fazer-se presente no evento, registrando sua participação (foto);
3) Preferencialmente estar identificado com a camiseta da empresa;
4) Após o evento, entregar para a Ariane a nota fiscal e o registro da participação (foto) para obter o reembolso, do percentual estipulado.