sexta-feira, 28 de abril de 2023

EQUIPE DE PELOTAS DA AVMB REALIZA TREINAMENTO

 


A equipe de Pelotas, realizou, em parceria com a Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), um Treinamento de Dúvidas e Processos sobre implantação de Almoxarifado para os servidores da SMF e da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) da Prefeitura.
Na foto,  o Time apresenta os processos do almoxarifado no SIM.

Parabéns, Time!

quinta-feira, 27 de abril de 2023

TECH TALK AVMB: INOVAÇÃO E INTEGRAÇÃO ENTRE OS COLABORADORES

 


A 1ª edição do Tech Talk AVMB foi um sucesso! O encontro descontraído entre os colaboradores teve como objetivo promover discussões sobre assuntos relacionados à integração e inovação, temas de grande importância para a empresa e para o mercado de tecnologia em geral.


Tivemos uma apresentação muito interessante sobre os benefícios da micro inovação e como pequenas mudanças e melhorias contínuas podem trazer grandes resultados. Isso mostrou a todos que a inovação não se resume apenas a grandes projetos e ideias revolucionárias, mas pode ser alcançada através de pequenas ações cotidianas.



Depois da conversa, os participantes foram divididos em grupos com pessoas de níveis e setores diferentes, a fim de fomentar a disseminação do conhecimento. Foram propostos vários desafios em diversas linguagens e os mesmos tiveram que colaborar entre si para conseguir resolver.


Esta é só a primeira edição de muitas que virão. A AVMB apoia e incentiva encontros como esse!


Parabéns, equipe!




TIME SISTEMAS PARA RH REALIZA PRIMEIRA ENTREGA A CMP (Câmara Municipal de Vereadores de Pelotas)

 


A CMP (Câmara Municipal de Vereadores de Pelotas) está em processo de implantação do módulo de RH componente da solução SIM.


Já consolidamos a primeira entrega relativa aos cadastros de informações básicas de Tabelas de Padrões Salariais e Cadastro de Cargos, o que corresponde a 50% dos processos que envolvem as configurações básicas e precedentes das demais funções. 



O Time RH iniciou o processo de implantação do módulo em 03/2023. Como primeira etapa, houve a realização do mapeamento macro dos processos existentes na CMP e como era o nível de controle destes processos. No resultado desta primeira etapa os principais pontos identificados foram:


* Em torno de 70% dos processos existem controles e organização em planilhas em excel, além do uso do sistema legado. Existem processos e cadastros feitos exclusivamente em planilhas excel. A exemplo, a tabela de Padrões Salariais não existia no sistema legado.


* A folha de pagamento é executada no sistema legado, no entanto, a Unidade de Pessoal executa alguns cálculos em paralelo para conferência, pois existem pontos não fecha 100%


* A dificuldade deles hoje é com a prestação legal do eSocial. Nas conversas conduzidas, eles salientaram não ter um conhecimento forte sobre o eSocial e suas exigências. 


Utilizamos a primeira entrega como norteador ao planejamento das demais etapas, tanto em esforço como nas micro-tarefas que precisam ser feitas para atingir o objetivo de uma entrega viável.


Na entrega inicial foi necessário analisar informações constantes em excel e informações constantes no banco de dados do sistema legado. O que foi decisivo e utilizado para concluirmos os cadastros em produção, foram as planilhas em excel enviadas, as documentações de legislação  e processos internos, além dos encontros periódicos que ocorreram em média 2 vezes na semana.


É importante, então considerar, que no banco de dados do sistema de legado, há o risco alto de não aproveitamento completo das informações ou informações ruins que inviabilizam uma "migração", e, se feita, há necessidade de muitas complementações. Isto acarreta em maior tempo de análise, entendimento e execução. O banco de dados, também não tem indicação de referências entre as tabelas, o que fazemos por dedução, olhando os conteúdos, o que não nos traz a certeza da assertividade.  Para consolidarmos o entendimento final, existe muita necessidade de conversas com a Unidade de Pessoal.


Por: Time Sistemas para RH

segunda-feira, 17 de abril de 2023

AVMB E ASSM - JUNTAS PELA INCLUSÃO E REVELAÇÃO DE TALENTOS


 

A AVMB é parceira do Projeto Esportes para Surdos, uma iniciativa da Associação dos Surdos de Santa Maria (ASSM) que promove a prática esportiva e inclusão social para a comunidade surda.


Desde 2022, o projeto tem contado com o incentivo do Programa de Apoio e Promoção do Esporte (PROESP), o que possibilitou a evolução e ampliação das atividades esportivas da ASSM. Surdoatletas com potencial competitivo foram revelados e convocados para as Seleções Gaúchas e Brasileiras de Vôlei de Surdos, Futsal e Futebol, e treinadores da ASSM foram convocados para ambas as modalidades. Além disso, uma surdoatleta participante do projeto foi Medalhista Surdolímpica de Futebol nas 24ª Surdolimpíadas Mundiais em Caxias do Sul/RS.


Parabéns, ASSM pelo belíssimo trabalho que vem realizando em prol da comunidade surda!

Parceiras Asten no Desenvolvimento de Sistemas para gestão

 


Que o desenvolvimento de sistemas é uma área que cresce a todo vapor nos últimos anos, não é novidade para ninguém. Segundo informações do LinkedIn, mais de 1300 novas vagas para pessoas analistas ou desenvolvedoras de sistemas foram criadas nas últimas 24 horas no Brasil. Em 2021, uma reportagem da CNN apontou que analistas de sistemas e desenvolvedores estavam entre as 10 profissões que mais cresceram no país naquele ano. Embora as recentes e constantes demissões em massa de grandes empresas no setor de tecnologia abalem a segurança dos profissionais, uma publicação da Folha de São Paulo em fevereiro de 2023 pontua que a oferta de vagas na área de tecnologia continua aquecida.
Mas quando falamos em desenvolvimento de sistemas, você pensa em gestão de documentos? Pois saiba que uma coisa tem tudo a ver com a outra! Nas rotinas de desenvolvimento, a gestão de documentos é tarefa constante e a otimização de processos e fluxos é essencial para tornar o trabalho das equipes mais eficiente. Neste texto vamos falar sobre rotinas de desenvolvimento, análise e manutenção de sistemas de gestão.
Esta é a última publicação da campanha que construímos desde março, onde falamos sobre rotinas e demandas relacionadas à gestão de documentos em diferentes áreas, buscando entender como a otimização de processos e fluxos pode ser uma estratégia importante para empresas e instituições. Nessa campanha, algumas parceiras do Asten Assinatura nos ajudaram compartilhando suas impressões e experiências.

Presença feminina

O setor de desenvolvimento e análise de sistemas se mostra, ao que parece, cada vez mais aberto para a atuação feminina, mesmo sendo conhecido por ser uma área essencialmente ocupada por homens. Segundo o portal G1 com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2018, na graduação em análise de sistemas, menos de 20% dos alunos que concluíram o curso eram mulheres. Além disso, a maior parte dos nomes citados como referência na área da tecnologia ainda são homens.
Por essas e outras razões, ações e iniciativas de estímulo à participação feminina são essenciais para a construção de um cenário mais igualitário para todos. ONGs e grandes marcas como o Ifood têm apostado em iniciativas voltadas especificamente para mulheres, oferecendo bolsas de estudo em cursos profissionalizantes e criando vagas afirmativas para grupos minorizados. Segundo pesquisa do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), nos últimos 5 anos a participação feminina na área de tecnologia cresceu 60%.

Otimização de processos  

Nas rotinas de desenvolvimento e análise de sistemas, a atenção com processos, fluxos e documentos é parte das tarefas cotidianas dos profissionais. Contar com sistemas de otimização pode facilitar muito a produtividade e as entregas esperadas dos profissionais.
Meani Freitas é Analista de Desenvolvimento na AVMB Soluções em TI e destaca os motivos pelos quais utilizar uma ferramenta para organização e gestão de documentos facilita suas rotinas:
“Para mim o diferencial do Asten Assinatura é a possibilidade de integração com a API, gerando documentos automaticamente e enviando para assinatura, esse é um ponto importantíssimo dos processos que desenvolvo dentro da empresa e a plataforma facilita muito.”
“Utilizo tanto no trabalho quanto na vida pessoal, otimizando a assinatura de contratos, termos, contracheques, etc., ou quando preciso formalizar algum documento.”
Meani é parceira Asten e otimiza os processos de gerenciamento de documentos nas suas rotinas de desenvolvimento de sistemas para a gestão pública com o Asten Assinatura. Agradecemos a parceria e a confiança de todos os dias e destacamos nosso orgulho pelos espaços conquistados e pelas jornadas construídas.

sexta-feira, 14 de abril de 2023

UFES EMITE SEUS PRIMEIROS DIPLOMAS DIGITAIS COM SOLUÇÃO DA AVMB



A AVMB tem a honra de anunciar que a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) emitiu seus primeiros diplomas digitais com a ajuda do Asten Diploma Digital, a nossa solução que garante a segurança e autenticidade dos documentos. Além disso, o novo formato de diploma inclui informações detalhadas sobre o histórico escolar e corpo docente, proporcionando uma experiência completa e rica para os formandos.


O primeiro diploma foi assinado pela estudante Ágata Oliveira, que esteve presente no ato de assinatura. Ágata expressou sua gratidão pelo diploma, que representa um sonho e uma grande conquista, especialmente porque é a primeira pessoa em sua família a se formar em uma universidade federal, tornando essa conquista ainda mais significativa.

Este foi um momento emocionante para todos, demonstrando o impacto positivo que essa iniciativa terá na vida dos graduados e de suas famílias. A AVMB tem orgulho de fazer parte disso e continuará trabalhando para tornar a educação mais acessível e eficiente para todos.  Agradecemos à UFES pela confiança em nossa empresa.


Foto: Ana Oggioni

 

EVENTO DE ONBOARDING CONECTA AVMB E NOVAS STARTUPS DA UFSM

 


Ontem, a AVMB sediou um evento de onboarding com as novas startups da Pulsar, a Incubadora Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria! O evento foi organizado pela equipe do InovaTec, Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia da UFSM.


Vale ressaltar que a UFSM conta hoje com uma Pró-Reitoria de Inovação, estrutura da qual o Parque Tecnológico está inserido. O mesmo contém uma incubadora tecnológica, que é a Pulsar.


Durante o evento, as novas startups também tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a AVMB e nossas soluções inovadoras. Foi um momento muito importante de integração e conexão.


Estamos animados em poder fazer parte desse ecossistema de inovação e em colaborar com as startups da Pulsar!