quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Divisão de Lucros de 2011

Em 2010 fizemos uma divisão dos lucros baseado em poucas informações. Devido a isto recebemos críticas e muitas sugestões. Adotamos todas aquelas que foram possíveis.

Para dividir o lucro da empresa, aos funcionários, este ano de 2011, utilizou-se ponderar vários elementos. O valor do salário, valor da avaliação de desempenho, conhecimentos específicos da pessoa, conhecimentos comuns, notas de avaliação de nossos clientes e qualidade dos serviços prestados. Todos os elementos foram ponderados conforme a planilha abaixo.

Cada elemento recebeu um peso, que somando fecharam em 100%.

Outro dado que foi considerado, foram os setores da empresa e o número de funcionário de cada setor. Os setores considerados foram: atendimento, administração, desenvolvimento, implantação e suporte.

Todos os critérios usados buscou-se ao máximo utilizar dados ou valores de forma de medida, ou seja quantitativa. Veja os elementos abaixo:

  • Elemento 1 - Resultado da divisão do Total de Vantagens de cada colaborador (Folha de Pagamento) dividido por 10.000 e multiplicado pelo peso da área.
  • Elemento 2 - Nota do resultado da avaliação de desempenho aplicada em novembro de 2011.
  • Elemento 3 - Planilha específica por setor sobre os conhecimentos de cada Colaborador, extraída dos atendimento dos chamados ( KanBan ou solicitações), considerando os chamados de janeiro de 2011 a 31 de novembro de 2011.
  • Elemento 4 - Planilha comum a todos aos setores, extraída do atendimento dos chamados, considerando os chamados atendimentos de janeiro de 2011 a 31 de dezembro de 2011.
  • Elemento 5 - Notas atribuídas pelos clientes para o setor de atendimento e implantação. Foi lançada a mediana das notas recebidas pelo operador e a mediana das notas recebidas pelo atendimento.
  • Elemento 6 - Qualidade, Dados extraídos dos chamados que tiveram ou não retorno. Devido a problemas de informação neste item não conseguimos estabeler uma regra. Por este motivo o peso deste item foi considerado zero para todos os setores.

Nesta quinta dia 22/12 estaremos conversando com cada um sobre sua pontuação. Já na sexta dia 23/12 queremos distribuir estes valores.

Todas as variáveis, que entraram neste processo foram bastante discutidas com os coordenadores de área, mas caso tenha alguma dúvida por favor use este blog para relatar.

Sabemos que ainda este método de distribuição não é o ideal, que podemos melhora-lo em muito mais, principalmente com a sua sugestão. Aguardamos sua sugestão.

Variável

Pontuação

Atend

Adm

Desen

Imp

Sup

Salário

20

20

20

20

20

Avaliação

5

5

5

5

5

Conhecimento Específico

10

75

10

10

75

Conhecimento Comum

55

0

65

55

0

Notas Avaliação

10

0

0

10

0

Qualidade

0

0

0

0

0

TOTAL

100

100

100

100

100

5 comentários:

  1. Tenho dúvida sobre o elemento 3: se dará somente pelas áreas em que o colaborador trabalhou (atividades que ele executou no kanban ou solicitações) ou também foi levado em conta seu conhecimento específico em cada área do sistema?

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  2. Pela conversa individual, deu a entender que está sendo considerado a quantidade de atividades executadas. Não deixa de ser um critério, mas aí pode-se cair no problema de querer somente pegar as tarefas fáceis e deixar as complicadas para os outros. Sugiro uma que se messa as horas trabalhadas por módulo e/ou atividade. Claro que para isso também deve-se ter uma forma de mensurar se esse tempo condiz com a realidade (poderia ser feito em menos tempo ou não).

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  3. Além das horas que o Gigio comentou, pois existe um grau de dificuldade e podem serem trabalhosas (no sentido de haver muita coisa para ser feito), outro quesito que acho que deveria ser considerado na avaliação seria o atendimento de tarefas que geraram lucro extra para a empresa. Tarefas que tiveram custo para o cliente, novas funcionalidades. Estas deveriam ter um peso maior do que as originadas para corrigir erros.

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  4. Complementando com o Severo, poderia haver pesos diferenciados na atividades:
    - nova funcionalidade criada internamente e útil para o cliente
    - nova funcionalidade pedida pelo cliente
    - correção de erro.

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  5. Que beleza. Temos várias sugestões. Vamos aproveitar todas. Gostaria de saber se o Maicon pode colocar uma pesquisa em nosso blog. A primeira seria a seguinte: Quais as formas de pontuarmos uma tarefa da área de desenvolvimento?
    Pelo tempo de desenvolvimento, pelo retorno financeiro que ela trárá para empresa, por sua complexidade, pela linguagem que ela será construída,...
    Quais outros elementos achariam necessários. Lembrem-se que todas estas informações deverão constar no registro da tarefa.

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