Bom dia,
Informo que nosso colega Gigio estava de aniversário ontem dia 13/07!
Feliz Aniversário Gigio!
Tudo de Bom,
Muitas Felicidades ...
Abraços
AVMB Soluções em TI
segunda-feira, 14 de julho de 2014
sexta-feira, 11 de julho de 2014
Monitoramento de Conexões/Eventos do Contexto
Foi disponibilizado em nossos
ambientes uma aplicação para monitoramento de transações e chamadas ao
Contexto, visando melhorar a detecção de bugs, performance de SQL, operações
longas e situações similares.
A aplicação
monitora qualquer chamada que passe pelo Contexto do sistema como execução de
instruções SQL (DML/DDL), operações que envolvam transações ou mesmo as que
requisitam algum dado contido/mantido pelo Contexto. O monitoramento é feito por servidor de aplicação e independente do número de bancos que estejam sendo acessados simultaneamente.
Funcionamento
Abrir a aplicação
“AppSI/Ferramentas_SI/ContextLogAnalizer.exe” diretamente no servidor de
aplicações com usuário Administrador da máquina.
- Ativar/Desativar Contexto: Permite preparar o Contexto para rastreamento de qualquer chamada.
- Ativar/Desativar Log: Quando ativo monitora todas as chamadas feitas e as armazena em memória no pacote “pkContextLogAnalizer” até que seja feito o flush das operações.
ATENÇÃO! O ativamento do Contexto e do Log só deverão ser utilizados para análise de problemas, otimização ou situação similar. Essa funcionalidade deve ficar INATIVA no ambiente de produção quando os dados coletados não estiverem sendo monitorados.
Ao ativar o Log todas as operações
passadas pelo Contexto do servidor são armazenadas (independe do banco de dados
que esteja em uso por cada conexão). As conexões que já estejam em uso poderão
ser vistas na guia de Conexões. Essa guia é atualizada automaticamente enquanto
o Log está ativo.
Clicando em cada conexão serão
mostrados os detalhes da mesma e um resumo do que está sendo executado (enquanto
ativa). Caso a conexão já esteja disponível (ociosa) será exibido o
resumo da última execução. Para detalhar cada chamada deve-se utilizar a guia “Pilha
de Chamadas”.
Na guia Pilha de Chamadas ficam as
informações detalhadas de cada operação. Essas informações ficam em memória no
servidor de aplicações e são renovadas/sobrescritas a cada 10min. Clicando em “Atualizar”
é possível visualizar o que está em execução atualmente ou o que já foi
executado nos últimos 10min. As informações contidas nessa guia não são
atualizadas automaticamente permitindo que o usuário trabalhe com os dados e
faça a atualização apenas quando achar necessário.
Exemplos de Informações que podem ser coletadas pela aplicação
- Operações executadas por cada chamada à camada servidora das aplicações
- Tempo gasto em cada conexão, chamada ou metaquery executada
- Conexões ativas e em transação
- Objetos ativos/em execução no COM+
- SQL executados com valores de cada parâmetro
- Exceções geradas durante as chamadas
- Nº de Transações iniciadas/comitadas
- Dados de cada conexão/chamada como usuário/IP e aplicação de origem
- Pilha ordenada de execuções em cada chamada
Dados que são coletados durante o monitoramento
Por conexão ativada: Usuário do Banco, Nº da Conexão, Usuário, Aplicação,
IP do Usuário, Alias do Banco, Hora Inicial, Hora Final, Tempo de uso, Em
Transação
Por evento executado: Nº da Conexão, Alias do Banco, Método, Nome
da Query, Aplicação Servidora, Hora Inicial, Hora Final, Tempo de Execução, ID
da Aplicação, ID do Usuário, SQL executado, Parâmetros do SQL, Nº da Chamada, Classe
de Exceção, Mensagem de Exceção
Por pacote ativado: Aplicativo, PID, Programa, Objetos, Ativados, Em
Chamada, Tempo de Chamada
Outras informações e cruzamentos de dados poderão ser adicionados futuramente conforme a necessidade. Qualquer dúvida favor mandar email.
quarta-feira, 9 de julho de 2014
Aniversário Bira
terça-feira, 8 de julho de 2014
Relatórios SIM/SIE com Autenticação e QRCode (Dev)
Segue detalhes técnicos para implementação de relatórios na arquitetura SIM/SIE utilizando autenticação e QRCode:
1. Adicionar os componentes TQRLabelAutenticacao e TQRImageQRCode ao relatório (caso não esteja disponível na aba de componentes efetuar a atualização da LibCDESP):
2. Salvar e compilar. Exemplo de relatório gerado:
Observações:
1. Adicionar os componentes TQRLabelAutenticacao e TQRImageQRCode ao relatório (caso não esteja disponível na aba de componentes efetuar a atualização da LibCDESP):
- O QRCode é gerado independente do formato final (PDF ou QuickReport).
- A utilização de QRCode só pode ser feita se o componente de autenticação também estiver presente.
- Se a autenticação é desabilitada via cadastro de aplicações o QRCode e o código de autenticação não são mostrados (é possível prever o componente dentro de cada DLL e habilitar sua exibição individualmente, não obrigando que a Instituição utilize a autenticação).
- O componente pode ser utilizado em qualquer local do relatório, em diferentes tamanhos. Para manter um padrão em todos os relatório do sistema foi definido que a utilização do código de autenticação e QRCode deverá seguir o padrão como mostrado na imagem acima.
- Para um bom reconhecimento do código pelas câmeras dos dispositivos recomenda-se que o componente TQRImageQRCode tenha um tamanho mínimo de 60x60 pixels.
- A geração do QRCode é feita através do executável QRCode.exe contido na pasta "AppSi/Bibliotecas" (já disponível nos clientes e em nossos ambientes). Para quem desenvolve com servidor de aplicações local deverá copiar este binário para sua máquina (para fins de teste de desenvolvimento).
Aniversário Leandro
Informo que hoje é aniversário do Leandro!
Feliz Aniversário Leandro!
Tudo de Ótimo,
Muitas Felicidades ...
segunda-feira, 7 de julho de 2014
Jogo do Brasil - dia 08 de julho
dia 8 de julho, dia de jogo do Brasil e Alemanha, pelas semifinais da Copa do Mundo. Ou seja, uma hora antes do início da partida.
Lembrando que, caso queiram assistir ao jogo aqui na empresa, as salas com televisão estão disponíveis.
Lembrando que, caso queiram assistir ao jogo aqui na empresa, as salas com televisão estão disponíveis.
Importante: Por favor, todos os nossos clientes devem ser avisados com antecedência!!!
quinta-feira, 3 de julho de 2014
Aperfeiçoamento dos Métodos de Atendimento
Estamos aperfeiçoando nossos métodos de atendimento ao cliente.
Dentre as melhorias destacamos:
1) Análise Inicial do Chamado
Estamos reforçando a análise inicial do chamado e enviando por e-mail ao cliente um resposta de confirmação logo em que o chamado é recebido no sistema. Esta resposta tem alguns trechos com escrita padrão, no entanto, diante do problema ou questão reportada pelo cliente, são feitas personalizações no texto escrito dando a atenção merecida ao fato reportado.
Nesta confirmação de recebimento enviada ao cliente colocamos:
- A severidade do chamado que, na maioria dos casos, já na pré-análise, consegue ser identificada da forma mais adequada a questão reportada.
- O prazo legal de resposta sobre a análise do problema.
- O prazo legal para solução do problema.
- Outras informações pertinentes ao caso conforme a característica da demanda reportada.
Ratifica-se que no envio desta primeira resposta é sempre verificado o que o cliente está reportando de forma a escrever o texto adequado, principalmente no que denota aos prazos. São consideradas, na escrita do texto, as demandas que caracterizam adequações no sistema que tem prazos a combinar conforme estimativas e dependam de previsões contratuais de horas para desenvolvimentos. Demandas em que no teor do detalhamento informado pelo cliente sugere urgência, também é considerada com mais cuidado no envio da primeira resposta
Os clientes já estão sentindo a mudança na atenção, que agora foi redobrada, e estão enviando feedbacks de agradecimento logo nesta pré-análise.
Do lado do atendimento, estamos sentido uma melhor agilidade e qualidade no processo do atendimento em si. O operador, que vai de fato analisar o chamado, já está ciente dos prazos que devem ser cumpridos, tanto na resposta quanto na solução do problema.
2) Análise do Chamado
Durante a análise do chamado pelos operadores responsáveis foi ratificada com a equipe a importância de enviar o resultado da análise efetuada ao cliente por e-mail informando das providências necessárias para resolução do problema/questão reportados, registrando as interações no Sistema de Atendimento de Chamados. Manter o cliente sempre informado do andamento do chamado até a solução efetiva do mesmo também é responsabilidade dos operadores que ficaram responsáveis daquele atendimento.
3) Gestão de cada chamado
Esta sendo reforçada a gestão de cada chamado, verificando a sua situação (se está parado em algum lugar, se está aguard. inf. muito tempo ...), verificando as classificações corretas do chamado que alimentam muitos de nossos indicadores, cumprimento dos prazos e qualidade na documentação da solução e/ou resposta.
Para que consigamos sucesso nas ações acima, é importante que os setores de Desenvolvimento, Suporte, Implantação e Direção da AVMB estejam igualmente envolvidos e cientes dos prazos que devem ser cumpridos. Isto, pois, algumas vezes dependemos de pessoas atuantes nestes outros setores para que consigamos dar andamento, por exemplo, em alguma análise ou resolução de problema, que nos foge ao conhecimento ou competência.
Os clientes afetados pelas 3 ações acima são os que estão com contrato de suporte e manutenção cuja gestão está com o setor de Atendimento.
Citam-se: CEFET, UCPEL, UFAC, UFAM, UFES, UFPR, UFT, UFU, UNIJUI, UNIRIO, PMA, PMP, PMSO, KAIZEN e SICREDI.
Salienta-se que as medidas acima visam, além de prover uma maior qualidade nos nossos serviços, termos todos os respaldos legais possíveis diante de fiscalizações do ministério público na gestão dos contratos das universidades e prefeituras. Algo que a direção vem nos reforçando constantemente e mais ainda nos últimos meses diante do alerta feito das instituições e própria equipe de atendimento quanto ao cumprimento dos prazos.
Enfatizamos a contínua atenção e colaboração de todos, que de alguma forma se envolvem com o atendimento dos clientes citados acima, que observem as ações que estão sendo efetuadas por nossa equipe.
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