quarta-feira, 29 de maio de 2013

Oficina - Asten Processos

Data: 4, 6, 11 e 13 de Junho
Horário: 09:30 até 11:00
Local:  Sala de Reunião (grande) - 3º andar
Produto: Asten Processos

Objetivos:
- Conhecimento detalhado da ferramenta

- Definição, Configuração e Execução de processos
- Preparação das equipes para futuras demandas

Público Alvo: Todos os setores.

Observação: Peço aos gerentes de cada setor que confirmem, se possível, a lista dos participantes.

Tópicos abordados:
1.Visão Geral do Produto

2.Resumo de Funcionalidades
  2.1.Modelador
  2.2.Aplicação Web

3. Resumo da Aplicação Web
  3.1. Abertura de Novos Processos
  3.2. Caixas
  3.3. Pesquisa
  3.4. Dados e Configurações do Usuário
    3.4.1. Filtros
  3.5. Execução do Processo

4. Modelagem de Processos
  4.1.Aplicações Secundárias
     4.1.1.Parâmetros
     4.1.2.Classificações
     4.1.3.Usuários
     4.1.4.Grupos
     4.1.5.Bancos de Dados
     4.1.6.Restrições
     4.1.7.Menus
  4.1.Tipos de Processo
  4.2.Versões de um Tipo de Processo
    4.2.1.Definições
    4.2.2.Comparação de Versões
  4.3.Variáveis de uma Versão
    4.3.1.Definições
    4.3.2.Pesquisa de Variáveis

5.5.Área de Modelagem da Aplicação
  5.5.1.Painel de Componentes
  5.5.2.Modelo
    5.5.2.1.Definições
    5.5.2.2.Elementos
    5.5.2.3.Menu de Contexto, Níveis e Validação
  5.5.3.Painel de Configurações

6.Criando e Configurando um Modelo de Processo
  6.1.Modelo Básico
  6.2.Salvando, Compilando e Homologando
  6.3.Definindo Permissões de Acesso
  6.4.Definindo Ações
  6.5.Definindo Condições
    6.5.1.Definições
    6.5.2.Sequência de Execução de Conectores
  6.6.Documentando o Modelo
  6.7.Restrições de Atividade

7.Ações das Tarefas
  7.1.Definições
  7.2.Ações de Script
  7.3.Ações de Usuário
  7.4.Ações de Eventos
  7.5.Ações de Fórmulas
  7.6.Ações SI*
  7.7.Outras Ações

8.Eventos
  8.1.Repositório de Eventos
  8.2 Ligando eventos à componentes

9. Disparo de Ações via Lua
  9.1.Chamada à Ações
  9.2.Chamada à Eventos
  9.1.Controle de componentes Visuais

10.Subprocessos e Loops
  10.1.Atividades de Subprocesso
  10.2.Atividades de Loop
  10.3.Disparo de Processos

11.Repositório de Processos
  11.1 Exportação de Modelos
  11.2 Importação de Modelos

terça-feira, 28 de maio de 2013

OFICINAS DO CONHECIMENTO - AJUSTES - REGRAS DE REMUNERAÇÃO DOS FACILITADORES

Pessoal,

Em conversa com a direção ficou determinado que:

- Oficinas que caracterizem treinamentos continuados ou de longa duração ou quando estiverem ligadaa a um serviço contratado pelo cliente, o valor a ser pago deve ser acertado entre o facilitador e a direção (Claudio Lobato). 

- Para ministrantes de oficinas que são pessoas externas a empresa (que não são colaboradores da AVMB) o valor a ser pago deve ser acertado entre a direção (Claudio Lobato) e o facilitador.

- Quando o facilitador for pessoa externa (não colaborador), diante do fato de termos formas de registros internas desta atividade que são realizadas nas nossas ferramentas internas, a coordenação das oficinas ficará responsável por providenciar os registros pertinentes. 

O plano de funcionamento das oficinas foi atualizado no Star Team no caminho: 

D:\Documentos\Projeto Oficina do Conhecimento\Plano de Funcionamento - Oficina do Conhecimento

Dúvidas estou a disposição!
Carla


 

segunda-feira, 27 de maio de 2013

AMBIENTES DA AVMB

Estamos alterando os ambientes computacionais da AVMB. Em principio haverá três ambientes, o de desenvolvimento (DEV), homologação (HOMO) e demonstração (DEM). Foi criado agora um novo ambiente, o Produção. Veja abaixo todos os nossos ambientes.


Ambiente de Produção
  • Este ambiente terá somente acesso ao Banco DBPROD (Oracle);
  • Serviços que rodarão nesse ambiente:
Ambiente de Desenvolvimento.
  • Neste ambiente estarão disponíveis todos os bancos de clientes; 
  • O acesso aos bancos dos clientes será feito através do usuário ADM; 
  • Neste ambiente teremos também o banco repositório (DBAVMB), onde devemos efetuar todas as  atualizações geradas com relação a estruturas de tabelas / catálogos / rótulos / mensagens / tabela estruturadas / restrições de funcionalidade. Serão criadas contas para cada colaborador;
  • Este banco será utilizado pela AVMB para suas necessidades administrativas. 
Ambiente de Homologação
  • Este ambiente receberá o release de atualização  para teste através de pacotes;
  • O teste deverá ser feito tanto em DB2 como ORACLE;
  • Os dados serão populados conforme a necessidade dos testes; 
  • Sugeriu a organização dos módulos por processo já configurado e pronto para testes;
  • Este ambiente será utilizado pela equipe de teste.  
Ambiente de Demonstração
  • Este ambiente terá somente um banco em ORACLE;
  • Será atualizado via Pacotes. Os mesmo enviados aos Clientes AVMB;
  • Será tratado como um cliente AVMB;
  • Será utilizado para apresentações;
  • Será o ambiente mais atualizado;
  • Deverá conter dados em todos seus módulos.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Portal do Ementário


No Portal do Ementário é possível consultar as principais informações dos cursos,  como currículo, Projeto Político-pedagógico (caso ele esteja disponível), professores que atuam e informações de cada disciplina.

Para acessá-lo, o usuário não precisa estar logado, basta que ele tenha a URL de acesso, cabendo à instituição a decisão de disponibilização ou não do link de acesso para a comunidade.


O vídeo a seguir demonstra as principais funcionalidades desta ferramenta.

Melhor visualizado em tela cheia e qualidade 720p HD.

Para maiores detalhes, acesse a descrição das funcionalidades implementadas.



Sugestões de melhorias para o Portal do Ementário podem ser enviadas através dos comentários desta postagem.



As instituições que possuem contrato com a AVMB, que tiverem interesse em utilizar esta ferramenta, devem entrar em contato com a equipe de atendimento.


terça-feira, 14 de maio de 2013

OFICINA DO CONHECIMENTO - IMPLEMENTAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO

A Fabiane Fernandes e o Gustavo Quatrin estão recebendo treinamento em implementação  de planilha de cálculo de folha de pagamento. Este é um tipo de treinamento que requer continuidade e acompanhamento dos participantes do início ao fim e tem como público alvo principal analistas de implantação e analista de atendimento ao cliente.

Ao todo já foram 10 horas de treinamento (mais as horas que os participantes alocam realizando os exercícios ("tema de casa")).

Nesta oportunidade está sendo desenvolvida uma folha de pagamento baseado no case Prevpel. Estão sendo implementados vários exemplos de vencimentos, descontos e também toda a tributação da folha (INSS, IRRF etc). Consequentemente, ocorre um aprendizado de toda a parte cadastral e gestão, origem dos pagamentos que saem em uma folha de pagamento, e, esse aprendizado subsidia também o suporte a outras instituições que utilizam ou desejem utilizar o módulo RH, não somente para calcular folha.

O aproveitamento dos participantes tem sido ótimo, uma vez que a cada oficina, são repassados vários exercícios, usando situações reais, e estes exercícios são resolvidos por eles.

Para lapidar o conhecimento e aplicá-los nada melhor que uma implantação de folha real e até que este momento chegue, a preparação já está sendo feita.

O material e vídeos das oficinas estão todos dispostos no star team em: D:\Documentos\Projeto Oficina do Conhecimento\Relação de Oficinas\Recursos Humanos\000004_7497_Folha_de_Pagamento

Agradeço a participação e o empenho da Fabiane e do Gustavo, pois ensinando também estamos aprendendo....





quinta-feira, 9 de maio de 2013

quinta-feira, 25 de abril de 2013

UNIRIO Visita a AVMB

Nos dias 23, 24 e 26 de abril a AVMB recebeu os analistas de TI da UNIRIO José Roberto Diniz, Bruno Tavares e Renata Campos, para treinamento nos Portais do Professor e Aluno - versão ASTEN. Houve também esclarecimento de dúvidas a respeito dos ambientes e banco de dados, e  demonstração dos novos Portais que estão sendo desenvolvidos: Portal de Comunicações, Relatórios e Biblioteca.
Contribuíram para este treinamento os analistas da AVMB: Valquiria Gonçalves, Leandro Sacchet, Luciano Minuzzi, Alessandro Ceron, Thiago Mello, Rudolfo Pauli, José Neto, Carla Teixeira e Ubirajara Santos.




Na oportunidade a UNIRIO manifestou expectativas quanto a novas funcionalidades do SIE-UFSM e Portais, dentre elas destacam-se:

1) Análise de uma forma de ligação (link) do Portal do Aluno com o Moodle. A UNIRIO ficou de mandar um doc. explicando o requisito. 
Considerar: 
- Talvez mais de um moodle para gradução e pós;
- Identificar uma turma EAD no SIE;

2) Template UNIRIO não ser perdido com a atualização dos portais. Enviado documento explicando como deve ser o procedimento.

3) Cadastro de email para todos da instituição. A UNIRIO ficou de mandar um doc. explicando o requisito.

4) Pensar em acessibilidade (deficientes);

5) Alterar algumas mensagens dos portais, que já foi implementado e enviado a UNIRIO documento explicativo.

6) IND_EXPORTACAO para indicar se a turma pode/não ir para o moodle - Alteração SIE;

7) Algumas coisas Android Nativo, como matrícula, biblioteca.

8) Portal do Professor:
Lançamento Tipo Conceito: Tem que informar duas vezes quando tem 1 avaliação só. (Na avaliação e no conceito final).
Sugestão: Quando a forma de avaliação tiver UMA NOTA SÓ, o conceito final já vem preenchido.
Lançamento Tipo Conceito: Possibilidade ou não ter a coluna EXAME.
Lançamento de Notas: Possibilidade de parametrizar o rótulo de EXAME para PROVA FINAL.

9) Tomaram conhecimento das aplicações GCACargaUsrAluno.exe e GCACargaUsrDocente.exe, que substituem o antigo BAKA que carregava os alunos em usuários. Nestas aplicações será necessário carregar o E-MAIL que estiver cadastrado no endereço de correspondência para o campo EMAIL da tabela USUÁRIOS.

10) Ratificaram a necessidade de ter o Perfil do Coordenador para acesso ao Portal do Professor. Um dos requisitos foi que o coordenador possa fazer a manutenção das notas, de períodos anteriores, independente do parâmetro (ACMParAcadCurso.exe) estar liberado ou não.  Ainda no perfil coordenador, a UNIRIO identifica coordenadores de curso através de grupos de usuários.

11) Relatórios: Ter a possibilidade de cada nível de curso enxergar os seus relatórios. Pois para níveis de cursos diferentes os relatórios são diferentes.

12) Ter um portal de "Ementário" sem login e senha, onde qualquer um pode acessar o curso e sua versão, ver as disciplinas da grade do curso, programa e professores que ministram a disciplina.

13) A partir do cadastro de bolsistas, carregar para o currículo do aluno automaticamente em atividade complementares.


Segue avaliação do treinamento pela UNIRIO. Desde já, parabéns a todos os analistas da AVMB que se envolveram no treinamento. Agradecemos também à Suellen e Fabio Teixeira que acompanharam os visitantes no almoço: