segunda-feira, 17 de junho de 2013

Portal do Professor - Perfil do coordenador

Estamos desenvolvendo um novo perfil de acesso ao Portal do Professor, o Perfil do Coordenador. Nele, o Coordenador terá acesso às turmas referentes ao curso que coordena e poderá, por exemplo, definir o modelo de avaliação padrão para o curso, nível ou turma, liberar o lançamento de notas quando já tiverem sido encerradas pelo professor, exportar turmas para o ambiente Moodle ou publicar notícias destinadas aos professores e alunos do curso.




Na tabela abaixo, encontram-se todos os detalhes e funcionalidades que, até então, serão previstas para esse perfil. Estas funcionalidades foram identificadas conforme sugestão de várias instituições por meio de chamados e contatos recebidos, e também sugestões apresentadas no EUS 2012.

Caso queira indicar outra função para este perfil, encaminhe sua sugestão até o dia 30/06/2013, assim poderemos incluí-la ainda nesta fase de implementação do perfil.


A)   Quanto à forma de acesso:
A.1
O coordenador terá acesso ao Portal do Professor através de seu usuário e senha informados no Cadastro de Usuários (GCAMUsuarios.exe) desde que pertencentes ao grupo de usuários Portal do Professor.
A.2
Quando o coordenador de um curso é também professor em uma turma, quando logar, ele visualizará na pagina principal, o menu de opções das funcionalidades do perfil Professor. Ele pode trocar de perfil, clicando na setinha do nome dele, para acesso as funcionalidades do Perfil de Coordenador.
B)    Quanto ao que o coordenador terá acesso:
B.1
O coordenador terá acesso as TURMAS referentes ao (s) cursos que ele coordena. Para identificar qual (is) curso (s) o coordenador coordena é imprescindível que no Cadastro de Curso (ACMCursos.exe) esteja identificado o coordenador no campo Matrícula/Nome do Funcionário presente na guia Dados Básicos da aplicação de Cadastro de Cursos (ACMCursos.exe).
C)                 Quanto aos Modelos de Avaliações – Criações/Permissões/e onde este modelo pode ser usado.
C.1
Existirá um parâmetro, onde o Administrador do Portal do Professor irá definir se o Coordenador poderá ou não criar Modelos de Avaliações. Da mesma forma que existe atualmente para Professor.
C.2
O coordenador, uma vez sendo permitido a ele criar Modelos de Avaliações, ele pode definir o modelo padrão para os CURSOS (todas as turmas daquele curso usarão aquele modelo) ou para as TURMAS dos cursos que ele coordena (no caso haver alguma turma com modelo específico). Uma vez definido o modelo padrão para os CURSOS ou para as   TURMAS o professor, ao acessar o lançamento de notas, não terá o trabalho de vincular o modelo, pois este já estará vinculado à turma.
O professor, uma vez sendo permitido a ele criar Modelos de Avaliações, ele pode trocar o modelo padrão definido pelo Coordenador somente das turmas em que ele é professor,  desde que não tenha havido lançamento de notas para a turma.
C.3
Algumas instituições usam um modelo único por nível de curso. Como fazer neste caso? Neste caso o modelo é criado pelo ADMINISTRADOR do Portal do Professor e o administrador, por sua vez, vai selecionar o (s) níveis de cursos em que esse modelo de avaliação será aplicado.  Uma vez definido o modelo padrão para os NÍVEIS do CURSO o professor, ao acessar o lançamento de notas, não terá o trabalho de vincular o modelo, pois este já estará vinculado à turma. Como, neste exemplo, existe uma definição superior de usar sempre o modelo estipulado para aquele nível de curso, é uma boa prática que o Administrador retire a permissão ao Coordenador ou ao Professor criar modelos.
C.4
Uma vez que o Coordenador e/ou Professor tenham permissão de criar modelos de avaliações, estes poderão alterar o modelo padrão vinculado à turma (que pode ter sido estipulado pelo ADMINISTRADOR ou pelo Coordenador) desde que não tenha havido lançamento de notas para a turma em questão. O professor e coordenador apenas enxergarão os modelos criados por eles.
C.5
Quando não é permitido ao coordenador e ao professor criar modelos de avaliação, é necessário que o Administrador faça a criação do(s) modelos que serão utilizados e o estipule-os como padrão ao(s) níveis de cursos ou aos cursos vinculando-os por nível ou por curso (caso algum curso tenha algum modelo específico).
C.6
Quando o professor e/ou coordenador obterem a permissão de criar modelos, ressalta-se, que somente é permitido desvincular um modelo de uma turma e vincular outro modelo desde que naquele modelo para aquela turma não tenha havido lançamento de notas.
D)                 Quanto às funcionalidades de lançamento de notas do Coordenador
D.1
O coordenador poderá liberar o lançamento de notas, das turmas pertencentes ao curso que ele coordena, quando o lançamento estiver sido encerrado pelo professor.
D.2
O coordenador pode realizar os ajustes e lançamento de notas das turmas pertencentes ao curso que ele coordena.
D.3
Haverá a possibilidade de o coordenador efetuar algum ajuste de notas de períodos anteriores diferente ao que está liberado atualmente para lançamento. Exemplo: Em Parâmetros de Cursos (ACMParAcadCurso.exe) está liberado para lançamento de notas o período de 2013/1º semestre. O coordenador poderá entrar nas turmas do período 2012/2º semestre, para eventuais ajustes ou lançamentos que forem necessários. Esta foi uma sugestão de algumas instituições para fornecer uma flexibilidade maior nestes ajustes de notas de períodos anteriores sem trancar (mudar o parâmetro de liberação de lançamento) o lançamento do período atual.
E)
Quanto ao lançamento das frequências
E.1
O coordenador pode efetuar manutenções nas frequências dos alunos referentes às turmas dos cursos que ele coordena.
F)
Quanto a exportação MOODLE
F.1
O coordenador, também pode exportar as turmas do curso que ele coordena, para o ambiente Moodle.
G)
Quanto a publicações de notícias
G.1
Para o coordenador será possível publicar noticias para os cursos que ele coordena através do menu COMUNICAÇÕES. O professor também poderá enviar noticias, só que para as turmas e/ou alunos das turmas em que ele é professor. Sobre a publicação de noticias, esta funcionalidade também está sendo melhorada conforme a manifestação das instituições presentes no EUS 2012. O detalhamento das funcionalidades de publicação de notícias foram disponibilizadas, em momento anterior, no nosso blog no endereço: http://avmb-asten.blogspot.com.br/2013/01/portal-de-noticias-asten-melhorias.html
H)
Quanto aos relatórios para gestão do coordenador
H.1
Diante das características dos relatórios serem bem específicas de cada cliente, aguardaremos o contato dos interessados, nos passando que tipo de relatório e que informações e conteúdo estariam incluídos. Desta forma podemos avaliar e agregar ao produto algo adequado às instituições e ao perfil do coordenador.

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