quarta-feira, 19 de novembro de 2014

INSTALLER - Falhas e Como Resolver - Importante a todos os setores que gerenciam ou atendam clientes que usam o INSTALLER

O instalador já executa alguns procedimentos para minimizar qualquer problema durante a instalação: 

- Verificação de acesso em: registro do windows, COM+, diretório de arquivos, banco, arquivo de versões, ambientes de atualização (em todos os servidores que a atualização está sendo aplicada)
- Shutdown, registro e instalação de pacotes COM+ (em todos os servidores que a atualização está sendo aplicada)
- Descompartilhamento da pasta AppSI (apenas no servidor onde o instalador está em execução)
- Fechamento remoto de arquivos em uso (em todos os servidores que a atualização está sendo aplicada)

No entanto, em alguns casos, pode ocorrer algum problema de comunicação entre instalador e o ambiente, seja no acesso ao banco, diretório de arquivos, acesso à rede ou nos serviços do windows o que impede a execução automática de algum procedimento acima e isto compromete a atualização. 

Desta forma, caso, no momento da atualização, ocorra alguma falha como as relacionadas no itens abaixo, efetue e/ou confirme as ações citadas de acordo com o problema ocorrido e proceda novamente com a atualização.

Falha durante cópia/atualização de binários 

- Remover manualmente o compartilhamento da pasta AppSI
- Finalizar todos arquivos em execução local e remota (elucidado exemplos nas figuras mais abaixo)
- Efetuar shut down nos  pacotes e Inativar o COM+ (é inativar o serviço de componentes e não apenas derrubar os pacotes).
- Verificar permissão de escrita na pasta AppSI e nos arquivos
- Verificar espaço em disco (geralmente o tamanho do pacote representa 30% do espaço em disco necessário).

Falha ao abrir o instalador, baixar atualizações, finalizar atualização

- Verificar acesso às URLs contidas no manual (dropbox)
- Verificar bloqueis na máquina (já descritos no manual)
- Se as URLs estiverem inacessíveis testar o mesmo acesso em outra máquina da rede (abrir a URL pelo navegador) que não esteja passando por algum tipo de firewall interno

Lentidão ao executar scripts (parte que atualiza banco de dados)

- Verificar conexão ao banco e resolução de DNS do banco
- Certificar que nada esteja em lock ou bloqueando de alguma forma os scripts contidos na atualização
- Algumas vezes a execução pode ser demorada dependendo da instrução enviada ao cliente e do volume de registros existente nas tabelas, nesse caso não existe o que fazer a não ser esperar.

Importante: As atualizações devem ser feitas em horários com pouco ou nenhum acesso para que em caso de falha o ambiente não seja comprometido.

Manual do Installer no Help Manual foi complementado com as instruções acima.

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