quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Merge do SIG UFRN

Em 24/06/2015 a equipe de desenvolvimento Java finalizou o processo de merge dos fontes do SIG.
Com isso, o SIG entregue pela AVMB foi atualizado para as seguintes versões:
SIGAdmin - 2.6.3
SIGAA - 3.15.24
SIPAC - 4.16.3
SIGRH - 4.18.4
SIGPP - 1.1.1
SIGED - 1.1.9

Foram identificados e sanados vários problemas durante esse processo, sendo:
- Scripts que não executavam por erro de sintaxe;
- Scripts específicos da UFRN, efetuando alteração/inclusão de dados;
- Falta de permissões em tabelas, parâmetros;
- Problemas de compilação (SIGAdmin, SIGRH, SIGAA e SIPAC);
- Remoção de arquivos importantes no SIGAA, acredita-se que devido ao novo módulo Integrado;

Estatísticas do processo, Equipe de Desenvolvimento Java:
- Tempo em dias de desenvolvimento da UFRN desde o último merge: 270 dias
- Número de pessoas envolvidas na atualização: 5 pessoas, sendo 3 dedicadas.
- Total de horas da equipe: 120 h
- Número de pacotes de atualização: 250 pacotes
- Número de linhas de script de BD: 20 mil linhas

Após todo o processo de merge dos fontes, executado pela equipe de desenvolvimento, a equipe de implantação efetuou testes e validações do sistema nas novas versões. Novos problemas foram encontrados e sanados.
Estatísticas do processo, Equipe de Implantação:
- Tempo em horas gastos com testes e configurações: 211,3 horas
- Número de kanbans de Suporte – 16
- Número de kanbans de Desenvolvimento – 49
- Número de pessoas envolvidas – 8

As áreas SIGAdmin e SIGED, que são de responsabilidade do analista Sérgio, tiveram seus testes efetuados de forma automatizada com a utilização do Selenium, isso possibilitou uma redução significativa no tempo gasto.
Área
Teste Manual
Teste Automático
% de Redução
SIGAdmin
00:09:57
00:04:19
43,38%
SIGED
00:01:05
00:00:47
72,31%
Parabéns pelo trabalho Sérgio e obrigado pelo apoio Guilherme.
Obs.: já estão construídos testes automatizados para as demais áreas, quem muito em breve serão repassados ao setor de testes.


Esta atualização foi aplicada nos cinco clientes que utilizam o SIG, sendo:
- Instituto Federal Farroupilha
- Instituto Federal do Rio Grande do Sul
- Instituto federal do Amazonas
- Instituto Federal do Sudeste da Bahia
- Universidade Federal do Oeste da Bahia
Para que essa atualização fosse aplicada nos clientes, foi de grande importância a participação do Setor de Suporte.
Estatísticas do processo, Equipe de Suporte:
- Tempo em horas gastos as atualizações: 11,5 horas
- Número de kanbans recebidos – 16
- Número de pessoas envolvidas – 2


Agradeço o empenho das equipes de Implantação, Desenvolvimento Java e Suporte nesta tarefa de grande importância para a empresa e para nossos clientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário