Quando falamos de serviços em saúde, o caminho natural é pensarmos na atuação em hospitais, centros clínicos, laboratórios, ambulatórios, etc. Todos esses espaços de atuação requerem atenção e dedicação dos profissionais envolvidos. Da mesma forma, é essencial mencionar as funções administrativas desses serviços. Profissionais de gestão, mesmo sem atuar na atenção direta à saúde, exercem atividades estruturantes para a área. O gerenciamento assertivo e eficiente de processos e rotinas é fundamental para oferecer um bom atendimento e suporte aos clientes que confiam suas necessidades de saúde à empresa prestadora de serviços. Assumir tal responsabilidade exige firmeza e assertividade das empresas e dos profissionais no gerenciamento de documentos.
Durante o mês de março vamos usar as nossas redes sociais para falar sobre rotinas e demandas em diferentes áreas, buscando entender como a otimização de processos e fluxos pode ser uma estratégia importante para as empresas. Para isso, algumas parceiras do Asten Assinatura vão nos ajudar compartilhando suas impressões e experiências.
Presença feminina
Nos serviços de saúde, historicamente as mulheres ocupam a maioria dos cargos, principalmente na linha de frente da atenção à saúde. Segundo artigo do IntraHealth International, publicado em 2017 com dados globais, 67% dos cargos de gestão em saúde também eram ocupados por mulheres. Esses dados se assemelham entre os setores público e privado. No setor hospitalar, com o exemplo da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG), 73% dos cargos estratégicos, administrativos e de gestão são ocupados por mulheres, segundo matéria publicada no site da Secretaria de Saúde de Minas Gerais.
Otimização de processos
Na gestão de serviços em saúde, a otimização de processos é essencial para a segurança e agilidade no trâmite de documentos, que requer organização, eficiência e fluxos rápidos. Rotinas administrativas que envolvam contratos, registros, folhas de pagamento, renovação de planos, recursos humanos, dentre muitos outros processos, podem ser otimizadas com ferramentas inteligentes de gestão. Empresas que oferecem serviços em áreas sensíveis como a saúde, não podem estar abertas ao risco e confiar seus dados e documentos a processos que não garantam segurança e confiabilidade no tratamento de documentos e informações de seus clientes.
Em cenários como esse, otimizar processos significa oferecer mais qualidade aos clientes. E, para Juliana Lopes, da área comercial da Unimed Encosta da Serra/RS, proporcionar qualidade aos clientes é excepcional. “Com o sistema Asten é possível agregar valor ao nosso produto com uma entrega rápida e segura. Isso nos coloca em um espaço único dentro do mercado de planos de saúde. Além de otimizar a rotina da equipe de vendas, com um processo mais sustentável e robusto.”
Juliana é parceira Asten e otimiza seus processos de gerenciamento de documentos com o Asten Assinatura. Agradecemos a parceria e a confiança de todos os dias e aproveitamos este mês para destacar nosso orgulho pelos espaços conquistados e pelas jornadas construídas.